Salvador

SEPLAN CONFIRMA METRÔ NA AVENIDA PARALELA APÓS "FURO" DE NEGROMONTE

vide
| 21/06/2011 às 15:13
O secretário Zezéu Ribeiro, Seplan, confirma VST na Avenida Paralela
Foto: Elói Corrêa

O sistema de transporte público metropolitano entre os municípios de Salvador e Lauro de Freitas será misto, formado por uma linha central de veículos sobre trilhos da Avenida Paralela até a Rótula do Abacaxi e ônibus, modelo convencional ou BRT, nas vias alimentadoras, como avenidas Dorival Caymmi e Pinto de Aguiar. A divulgação do modelo escolhido do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) da Mobilidade Urbana ocorreu na manhã desta terça-feira (21), durante coletiva de imprensa na Secretaria do Planejamento, em Salvador.

O próximo passo para a implantação do projeto de mobilidade da região metropolitana é a realização audiências públicas com a sociedade. A previsão é que em 45 dias comece a ser elaborado o edital de licitação para definir as empresas que executarão as obras. Até o fim do ano, a obra deve ser contratada e, no início de 2014, concluída.

Apresentação das propostas

A apresentação dos sete projetos que participaram do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) foi realizada no dia 7 de junho, com transmissão ao vivo pela internet. Um workshop foi promovido para que as empresas e consórcios participantes do processo exibissem seus projetos ao Grupo de Trabalho Executivo (GTE), responsável pela avaliação das propostas.

As empresas/consórcios que apresentaram propostas para a PMI foram: Consórcio Odebrecht Transporte S.A. / Setps - Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador; Consórcio Camargo Corrêa Infraestrutura S.A. / Consultora Andrade Gutierrez S.A.; ATP Engenharia Ltda; Construtora Queiroz Galvão S/A.; Invepar - Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A.; Metropasse - Associação Baiana de Transportes Metropolitanos; Prado Valadares Arquitetos Ltda. Os vídeos das propostas apresentadas estão disponíveis no canal da Seplan no Youtube.