Salvador

ARRAIÁ DA MENINADA EM PLANALTINO COM CASAMENTO DE MATUTOS NA PRAÇA

vide
| 21/06/2011 às 10:07
Festa autêntica junina em Planaltino com casamento do matuto
Foto: DIV
É São João. Por toda parte tem arraiá, uma festa com muita comida, gente bonita e muita alegria. No Arraiá da Meninada, em Planaltino, não foi diferente.

A festa foi organizada pelos alunos e professores das escolas Municipais Edezio Ramos e Clemente Mariane de Nova Itaipe.

Foi uma festança que só, com quadrilha, desfile e concurso de forró e ainda um belíssimo casamento matuto. As professoras Ana Carla, Daniela, Juscileide e Mariana estavam doidinhas para roubar o noivo, mas a noiva era a coordenadora Grazi.

O noivo, o delegado, o padre, o pai da noiva e o padrinho eram pessoas da comunidade. Quadrilha Junina

Na verdade essa festança toda foi fruto de um projeto realizado durante todo o mês de junho, com o objetivo de resgatar as tradições que foram se perdendo no decorrer do tempo.

As histórias dos festejos juninos tomaram conta do processo educativo, pois puderam explorar a arte através da decoração da festa, dança e teatro; a matemática na hora de contabilizar as contas para realização da festa, língua portuguesa quando escrevemos o roteiro da festa, do casamento.  Organizadores da festança

O projeto foi riquíssimo, porque além de abranger aprendizagens necessárias ao indivíduo, possibilitou também uma forte parceria com a família e a comunidade local, que é de fundamental importância no processo educativo.

Como ressalta, a professora Ana Carla Ramos de Macedo, idealizadora do projeto "senti-me muito satisfeita ao ver a boa vontade e a satisfação da comunidade e da família em ajudar a realizar essa culminância e claro o empenho e felicidade das crianças não tem preço".

*Fonte: Coordenação das Escolas do Campo e Professora Ana Carla Ramos de Macedo - Escola M. Edezio Ramos.