O evento é promovido pela SMS, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), em parceria com a Sociedade de Gastroenterologia da Bahia. Médicos e enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos do Programa de Saúde da Família (PSF) participam das atividades, que lembram a passagem do Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais (19 de maio).
Os temas serão explanados na palestra "Conhecendo as hepatites virais", que será proferida pela gastroenterologista e hepatologista do Hospital Universitário Professor Edgard Santos e presidente da Sociedade de Gastroenterologia da Bahia, Nelma Pedreira de Santana.
A chefe da Viep, Janice Estrela, observa que a rede municipal de saúde disponibiliza vacinas para combater o vírus da hepatite tipo B, destinada para indivíduos que possuem até 19 anos de idade e que ainda não existe vacina contra o tipo C da doença. Ela ressalta que a população deve se conscientizar dos riscos e adotar as formas de prevenção.
"Se proteger contra os diversos tipos de vírus transmissores da doença é fundamental para evitar a contaminação. E as pessoas podem se prevenir fazendo uso de preservativos nas relações sexuais e não compartilhando objetos cortantes, como alicates de unha, pois os tipos B e C são transmitidos através do sangue", adverte.
A hepatite viral é uma doença que provoca a inflamação do fígado, podendo levar a cirrose e até ao câncer do órgão, caso não haja intervenção médica adequada. A doença pode ser classificada entre os tipos A, B e C, sendo os dois últimos os mais comuns.