"Eu realizei um voo nesta mesma aeronave nesta semana e, como é de praxe após um voo, todo piloto tem como obrigação preencher o diário de bordo, o livro de bordo da aeronave. E este livro vai com a aeronave para aonde ela for, nao pode sair de dentro da aeronave", conta Gomes.
"E como eu fiz este voo, preenchi normalmente o diário, como de praxe. Eu acredito que, por ele não estar habilitado, não estar com as prerrogativas dele válidas, ele tenha pego o livro, nas últimas páginas e tenha feito uso do meu código à minha revelia, sem a minha autorização", afirmou o piloto.
Habilitações vencidas
Segundo o Fantástico, na página da Anac, a informação é que todas as habilitações de Almeida para pilotar helicópteros estavam vencidas. A última perdeu a validade em 2006. O exame médico de capacitação física era válido até 30 de agosto de 2006.
De acordo com uma fonte da Aeronáutica ouvida pelo Fantástico, o empresário teria ligado por telefone para a torre de controle de Porto Seguro e usado a matrícula de Felipe Calvino Gomes, de 30 anos, que mora no Rio de Janeiro e está com a habilitação em dia.
A Anac informou que só vai se manifestar depois que, em Porto Seguro, o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) -- que está no comando das investigações -- fizer um relatório parcial. O órgão tem 30 dias para concluir esse trabalho.