Salvador

TREM CULTURAL CHEGA A ALAGOINHAS COM FETA E TOCANDO GONZAGÃO

VEJA
| 18/06/2011 às 09:38
Foi com muita animação e ao som do forró que o prefeito Paulo Cezar, sua comitiva, autoridades políticas da região, artistas da terra e populares receberam na tarde desta sexta-feira o trem turístico e cultural do projeto Transbaião na Estação Férrea São Francisco, em Alagoinhas. Trazendo a bordo o deputado federal e idealizador do projeto Luis Argolo e sua equipe, além de demais autoridades e convidados, o trem prestou homenagens ao inesquecível Luiz Gonzaga, o "Rei do Baião", que completaria 100 anos em 13 de dezembro de 2012.
    O projeto prevê não só a viagem do trem cultural pelas estações - grande parte esquecidas - dos municípios baianos. Visa, principalmente, a elaboração de projetos de preservação e restauração de imóveis tombados no Estado, a exemplo da Estação São Francisco. "Esse é o primeiro passo de uma grande caminhada que vai levar esse projeto a se constituir como mais um dos grandes ícones turísticos da Bahia, resgatando a cultura e a historia ferroviária de todo o Estado", afirmou o gerente de relacionamentos institucionais da Ferrovia Centro Atlântica - FCA, José Oswaldo Cruz.
    Iraci Gama, "ícone da cultura de Alagoinhas", como a classifica o prefeito Paulo Cezar, lembrou a todos que a Estação São Francisco é um bem da memória ferroviária, sendo ela um patrimônio não só de Alagoinhas, mas também da Bahia e do Brasil.  "Queremos parabenizar o deputado Luis Argolo que está contemplando a paixão do alagoinhense pela viagem do trem, além de buscar junto à FCA um apoio fundamental para a restauração da Estação São Francisco", ressaltou a professora e idealizadora da fundação que leva seu nome e que guarda grande parte da história de Alagoinhas, localizada na referida Estação.
    Após a solenidade oficial, o prefeito assinou, junto ao deputado Luiz Argolo e ao gerente da FCA, o convênio de restauração da Estação. "Parabenizo o deputado por mais essa importante iniciativa que vai beneficiar todo o povo de Alagoinhas e unir forças com a luta que já vem sendo travada por nós, do poder publico e pela Fundação Iraci Gama, para a restauração deste que é um dos nossos maiores patrimônios culturais. Quero agradecer a presença de todos e lembrar, como dizia o nosso ex-presidente, que sonho que sonhamos juntos, torna-se realidade", concluiu o prefeito Paulo Cezar.