Trabalhar em conjunto para que as melhorias para o Centro Histórico de Salvador sejam rapidamente alcançadas. O pacto é o resultado da sessão especial, realizada na manhã de quinta-feira (16), que uniu representantes dos poderes públicos nos âmbitos municipal e estadual com o objetivo de revitalizar o Pelourinho. A iniciativa do encontro foi do vereador Geraldo Júnior (PTN) que prometeu fiscalizar "incansavelmente e diariamente" as medidas adotadas pelos poderes públicos.
"Amar Salvador é também amar o Pelourinho. Antes de preparar a nossa capital para a Copa do Mundo de 2014, precisamos revitalizar a cidade e o Centro Histórico para os cidadãos que moram aqui. Muitos dependem, inclusive financeiramente, da revitalização deste local. Queremos um Pelourinho e uma Salvador melhor para todos", declarou Geraldo Júnior, que presidiu a sessão solene.
Representantes dos poderes públicos, lideranças comunitárias e comerciantes participaram do debate. O secretário Municipal de Serviços Públicos, Marcelo Abreu, externou o desejo do prefeito João Henrique Carneiro (PP) de que o debate promovido por Geraldo Júnior resulte em projetos concretos para o Centro Histórico. "Vamos fazer a nossa parte para que a desorganização do comércio no Pelourinho acabe de vez e só restem os 133 comerciantes e as 22 baianas que já estão cadastrados", garantiu.
Superintendente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Claudio Tinoco, no que chamou de "prestação de contas", fez um apanhado geral das ações da Saltur para fomentar o turismo no Pelourinho, mas frisou que "os números de abordagens de pedintes, a prostituição e a violência ainda são muito altos".
Tratar o Pelourinho como prioridade é uma obrigação, de acordo com o superintendente de Gestão Integrada da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, André Oliveira. "É um desafio trabalhar de forma integrada. O Pelourinho é nossa prioridade", prometeu.
Descrença
Cansados de promessas, moradores, comerciantes e frequentadores do Centro Histórico cobraram medidas concretas dos gestores públicos. O presidente da Associação de Comerciantes do Pelourinho (Acopelô), Lenner Cunha pediu urgência nas ações. "O Pelô está cansado de projetos. Não temos mais tempo. O Centro Histórico, atualmente, só serve de palanque político", criticou
Emocionado, o comerciante Clarindo Silva chorou na Tribuna ao falar da situação do Pelourinho. "O Pelourinho pede socorro e está cansado de promessas", desabafou.
"Entendemos o descrédito da população deste local que já sofreu muito, mas vocês têm o meu compromisso de acompanhar de perto tudo o que vai ser feito para revitalizar o Pelourinho", respondeu o vereador Geraldo Júnior.
Presenças
O presidente da sessão especial quebrou o protocolo e promoveu uma rotatividade de representantes dos órgãos municipais e estaduais, artistas e lideranças comunitárias na mesa da sessão solene.
Os vereadores Aladilce Souza (PCdoB), Carlos Muniz (PTN) Heber Santana (PSC) Joceval Rodrigues (PPS), Odiosvaldo Vigas (PDT) e Vânia Galvão participaram do encontro.
O compositor Gerônimo fechou a sessão com chave ouro cantando "É D'oxum", de sua autoria, em homenagem ao Pelourinho e emocionando os presentes no plenário.