Em plenário na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na quarta-feira (15), o deputado estadual pelo partido dos trabalhadores (PT), Marcelino Galo, convocou todos os deputados da casa a participarem na próxima sexta-feira (17) de uma audiência pública, na cidade de Barreiras, que discutirá o trabalho escravo na Bahia. O evento acontecerá a partir das 8h na Câmara dos Vereadores do município. "É lamentável a situação do Brasil potência, que em pleno século XXI tem que construir um debate para se discutir essa questão. O que queremos é coibir essa prática degradante de exploração de seres humanos que tanto nos envergonha", afirma Galo.
A audiência, proposta pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), por meio da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae-Ba), visa apressar a aprovação da PEC 438/2001, que está tramitando no Congresso Nacional desde 2001, e que expropria para fins de Reforma Agrária as áreas em que se realiza trabalho escravo.
De 2003 a 2009 na Bahia, como ação de 42 fiscalizações, o Ministério do Trabalho resgatou 2.552 trabalhadores em regime de trabalho escravo, e a maioria das ações se deu no Oeste do Estado, principalmente no município de São Desidério. "A sociedade precisa mobilizar-se e o Estado agir. A presença de condições análogas a de escravo, privados de liberdade e sem garantia dos direitos representam relações trabalhistas que promovem grande comoção social", completa o deputado petista.