Salvador

ALAGAOINHAS CAPACITA MELHOR SEUS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO

vide
| 16/06/2011 às 09:21
Seduc oferece treinamento aos profissionais de educação
Foto: Amilton André
 A Prefeitura de Alagoinhas, junto a Secretaria Municipal de Educação - SEDUC ofereceu nesta quarta-feira, 15, curso de formação voltado para pedagogos e diretores das creches da educação infantil da Rede Municipal de Ensino com o objetivo de oferecer suporte técnico aos educadores e planejar as atividades didáticas que serão aplicadas em sala de aula através do Sistema de Ensino Aprende Brasil, adotado pela Prefeitura de Alagoinhas.
    
Lançado nacionalmente em 2004, e adotado recentemente em Alagoinhas, o Sistema está presente em 600 escolas públicas e tem como proposta oferecer uma educação de qualidade. O Sistema de Ensino é um produto da Editora Positivo, uma das empresas do Grupo Positivo, maior corporação educacional do país, desenvolvido para atender as escolas da rede pública de ensino básico, por meio da gestão das Secretarias de Educação. O sistema oferece uma coleção de livros didáticos, portal educacional com o endereço www.portalaprendebrasil.com.br, no qual professores e alunos podem explorar conteúdos pedagógicos além de assessoria pedagógica.
    
A formação foi realizada no período da manhã e da tarde, no Colégio São Francisco, no bairro de Alagoinhas Velha e conduzida pela pedagoga e coordenadora regional do Sistema, Mônica Rolim de Moura, que mostrou métodos a serem adotados na Educação de Alagoinhas, e falou sobre a relação professor e aluno. Segundo a pedagoga, essa é uma formação inicial muito importante e que conta com a participação de um grupo de educadores preparados. "Como o grupo mostra preparo a formação teve um direcionamento muito importante para decidir o caminho a ser tomado para a educação do município. Parabenizo a Secretaria pela aquisição do material que muito vai contribuir para a educação de Alagoinhas", comentou a coordenadora.
    
Foi também oferecido curso de formação para Conselhos Municipais de Educação e do FUNDEB - Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica. Com carga horária de 40 horas, o curso tem como proposta capacitar os conselheiros para atuarem junto à Secretaria de Educação. A capacitação foi ministrada por Eliana Barreto Guimarães, do Conselho Municipal de Educação de Salvador. Segundo ela a formação é importante porque vai buscar alguns fundamentos sobre o que é um órgão colegiado e quais os elementos motivadores para esses conselhos sejam eficientes para a melhoria da qualidade do ensino no município de Alagoinhas. Nessa primeira fase da capacitação foram tratados assuntos como motivação, novas legislações em relação à educação básica, práticas desenvolvidas pelos conselheiros, diversidade no atendimento educacional, conhecimentos e práticas no campo do magistério de temas que afetam a sociedade, entre outros.