A vereadora Vânia Galvão, líder do PT na Câmara Municipal de Salvador, indicou ao governador Jacques Wagner a criação do Restaurante Popular de Cajazeiras, um dos bairros mais populosos de Salvador. Trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional são o público alvo dos restaurantes populares.
"A alimentação balanceada é um direito humano fundamental e cabe ao poder público adotar medidas que facilitem o acesso da população de baixa renda a alimentos de qualidade, com alto teor nutricional", declara Vânia.
Criado com objetivo de levar alimento balanceado à população com preços acessíveis, o Programa Restaurante Popular é uma iniciativa do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), mantido na Bahia pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), e conta com apenas duas unidades em Salvador: Comércio e Liberdade. As unidades, mantidas com recursos do Governo do Estado, produzem e fornecem, em média, 4,3 mil refeições diariamente, e o usuário paga apenas R$ 1 pelo almoço.