Salvador

DEPUTADO YULO DESTACA SEU TRABALHO EM DEFESA TRABALHADORES DE FOGOS

vide
| 10/06/2011 às 11:28

"A unidade de queimados não pode ser encarada como uma conivência moderada do governo, como uma extensão pública da exploração privada dos trabalhadores de fogos de artifício de Santo Antônio de Jesus. ", disse Yulo Oiticica. Uma luta histórica travada ao longo de pelo menos 13 anos pelo deputado estadual Yulo Oiticica ao lado da população santoantoniense, pouco a pouco, começa a ser reparada pelo governo baiano.


Nesta sexta-feira (10), às 16h, a unidade de queimados do Hospital Regional do município de Santo Antônio de Jesus será inaugurada pelo secretário Jorge Solla. A unidade de queimados é fruto de um convênio celebrado entre o governo brasileiro e o Sistema ONU, em 2005, como uma das medidas de reparação da explosão da fábrica clandestina de fogos de artifício que vitimou 64 pessoas em Santo Antônio de Jesus, no ano de 1998.


O deputado petista é parceiro do Movimento 11 de dezembro, entidade de direitos humanos criada pelas famílias das vítimas da explosão da fábrica de fogos em Santo Antônio de Jesus. Por mais de uma década, as famílias das 64 vítimas da tragédia de 1998 lutam pela reparação por parte do Estado brasileiro. Mas, enquanto os responsáveis pelo fatídico episódio não são punidos, resta comemorar a inauguração da unidade na região que ainda é marcada pela fabricação ilegal de fogos.


"A inauguração da unidade no município de Santo Antônio de Jesus vai possibilitar o atendimento imediato das vítimas de queimadura, sobretudo daqueles que estão sob o risco iminente porque, por necessidade, trabalham em fábricas clandestina de fogos. Representa também o respeito a tantos que no exercício do trabalho, muitas vezes explorado ou no lazer, são vítimas sem a atenção devida", afirmou o deputado Yulo, que completou: "Apesar de ilusão, torço para que a unidade não seja acionada, porque, ela não pode ser encarada como uma conivência moderada do governo, como uma extensão pública da exploração privada dos trabalhadores de fogos de artifício de Santo Antônio de Jesus", ponderou o petista.


Reparação histórica - A unidade de queimados funcionava na Santa Casa de Misericórdia de Cruz das Almas, mas, de acordo com a Sesab, foi transferida porque o hospital oferece recursos médicos mais avançados, evitando a transferência de pacientes para o Hospital Geral do Estado (HGE). A nova unidade para queimados vai contar com dez leitos, duas enfermarias, uma sala de isolamento, sala de cirurgia exclusiva equipada com banheira, uma sala de curativos sob sedação e um posto de enfermagem.


Há quase um ano, numa outra sexta-feira do dia 11 de junho de 2010, o governador Jaques Wagner inaugurou o Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo (Cetep), uma antiga luta do Movimento 11 de Dezembro ao lado do mandato popular do deputado estadual Yulo Oiticica (PT). Com instalações modernas e laboratórios, inclusive de Pirotecnia (tecnologia de fogos de artifício), a construção do Cetep Recôncavo, realizou um sonho de muitos anos do Movimento 11 de Dezembro.