Veja
Autoridades, comerciantes e pais de 410 crianças e adolescentes participaram, na sexta-feira, 3, no Clube Municipal de Itacaré, da cerimônia de formação no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O programa foi coordenado no município pela 72ª Companhia Independente da Polícia Militar.
O Proerd beneficiou estudantes do ensino fundamental das escolas da rede municipal Maria Benjamina e Grupo Escolar Manoel Castro. Durante quatro meses os alunos aprenderam 10 lições básicas e fundamentais do programa implantado nas escolas para proteger crianças e adolescentes da violência.
O comandante da 72ª Companhia Independente da PM, cuja sede é em Itacaré, major Antônio Sebastião, explica que durante as aulas, que duram cerca de 50 minutos cada, os estudantes aprendem como resistir às drogas. Eles aprendem até a auxiliar os pais no combate à violência.
De acordo com o comandante, o programa não se encerra com a formação do estudante. O beneficiado tem suas ações acompanhadas até completar 18 anos de idade. "Verificamos cada ocorrência para saber se o participante do programa está cometendo algum tipo de delito".
Eficiência
O major Sebastião afirma que 64% dos participantes do Proerd nunca se envolvem com nenhum tipo de crime. "Isso porque o trabalho é bem feito. Sabemos que as drogas quase sempre levam o indivíduo a praticar outros crimes. Por isso, a nossa ação é para evitar que as crianças tenham contato e se tornem dependentes".
Para o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, o programa é muito importante porque conscientiza as crianças e adolescentes para o perigo das drogas. O prefeito alerta que elas são um caminho praticamente sem volta. "A prevenção é muito mais eficaz do que as ações de repressão aos criminosos. Proerd é fantástico. A comunidade de Itacaré é grata pelo trabalho que a PM vem realizado no município".
Ministradas pela PM Cristiane de Almeida, as aulas foram iniciadas no dia 14 de março e encerradas neste mês. Na Bahia, o Proerd já beneficiou 197.693 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. O comandante de Policiamento da Região Sul, tenente-coronel Antônio Barbosa, também participou da cerimônia de formação dos alunos.