VIDE
Conferência Municipal de Saúde, em Alagoinhas
Foto: Amilton André
Finalizada no domingo, com a eleição dos delegados para participar dos debates a nível estadual e nacional, a IV Conferência Municipal de Saúde reuniu entre os dias 03 e 05 de junho, especialistas e estudiosos da área para debater a Saúde em Alagoinhas, estratégias e soluções para as problemáticas atuais.
Levando para a mesa de discussões o Sistema Único de Saúde - SUS enquanto seguridade social, política pública e patrimônio do povo brasileiro, o encontro contou com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade.
A abertura da Conferência aconteceu na noite de sexta-feira, na Câmara de Vereadores e teve a presença do prefeito Paulo Cezar, do secretário Edésio Cardoso e do coordenador do Conselho Municipal de Saúde, Roque Casta. Profissionais e estudantes da área também compareceram à solenidade, onde foram apresentados os eixos que seriam trabalhados nos próximos dias do encontro. Neste dia, a palestrante Aladilce Souza, Mestra em Saúde Coletiva, falou sobre o tema principal e suas vertentes e destacou a importância da conferência para o "andamento saudável das ações no âmbito da Saúde em Alagoinhas".
No sábado e no domingo o encontro aconteceu no Auditório do Centro Territorial de Educação Profissional do Agreste de Alagoinhas / Litoral Norte, antigo Centro Integrado Luiz Navarro de Brito. As conferências municipais têm o desafio de levantar propostas e diretrizes para a construção de políticas públicas de saúde viáveis para os próximos quatro anos, além de eleger aqueles que representarão o município nos encontros estadual e nacional.
"Através da conferência podemos garantir a participação efetiva da população em todo o processo de construção de diretrizes", afirma Débora Morgana, coordenadora geral da Conferência e diretora de Assistência à Saúde da Secretaria Municipal - SESAU.
Foram debatidos durante o encontro municipal, os desafios na construção de uma política saudável e sustentável, A política de saúde na seguridade social segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade, acesso e acolhimento de qualidade no SUS e a relação entre público e privado. Palestraram também durante a IV Conferência Municipal o Doutor em Saúde Pública e Coordenador de Planejamento na SESAB, Washington Luiz Abreu de Jesus; o Sociólogo Jonas Araújo Filho, Mestre em Políticas Públicas; E Jácia Santiago Pinto de Almeida, Especialista em Saúde Coletiva e Mestra em Políticas Pública.