Salvador

FEIRA COMEMORA DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE COM PEDALADA ECOLÓGICA

vide
| 05/06/2011 às 18:26
Ecologistas respoderam bem ao apelo da Prefeitura na pedalada ecológica
Foto: SECOM
O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste domingo (5), foi marcado com a 2ª edição da Pedalada Ecológica. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a população a utilizar transportes alternativos menos poluentes, a exemplo da bicicleta. Além disso, o evento chama a atenção dos feirenses sobre a necessidade de se manter os recursos naturais. 
 
Com esse propósito, mais de 500 pessoas participaram da pedalada nesta manhã, percorrendo a avenida Getúlio Vargas desde o estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria até o final da avenida. No retorno, os esportistas passaram por baixo do viaduto Francisco Pinto e encerraram as atividades no mesmo ponto de partida.
 
A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), em parceria com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).
 
Para o diretor do departamento de Educação Ambiental, Horácio Amorim, a pedalada representa a oportunidade de envolver toda a população, sobretudo os estudantes. "Eles são o foco do nosso trabalho de educação ambiental e, juntos, vamos fazer uma grande festa para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente", disse.
 
Um dos participantes foi o policial militar Clóves Peixoto. Ele esteve na pedalada acompanhado de mais três amigos. "Todas as campanhas em prol do meio ambiente são válidas, e é por isso que estou participando", declara.
 
Já a dona de casa Georgina Maria Santos destacou o uso das bicicletas como uma atividade importante tanto no combate a poluição, como na manutenção da saúde das pessoas. "Este sim é um meio de transporte que podemos utilizar com a segurança que não prejudica o meio ambiente, além de fazer bem à saúde", comenta.
 
Alguns participantes doaram um quilo de alimento não perecível para serem entregues às entidades carentes dentro em breve. Segundo Amorim, a entrega é voluntária, mas a expectativa é de arrecadar em torno de 300 quilos de alimentos.
 
 O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Guarda Civil Municipal e Polícia Militar para garantir a segurança de todos os participantes