Salvador

CRIANÇAS INTERNADAS NO HEC PLANTAM 50 MUDAS IMPERIAIS E DÃO EXEMPLO

vide
| 05/06/2011 às 09:24
Jeferson Silva, de 6 anos de idade, ajudando a plantar uma das palmeiras
Foto: DIV
 

    No Hospital Estadual da Criança foram plantadas 50 unidades de palmeira imperial na área externa, por crianças internadas na unidade, ao lado de suas mães, colaboradores e representantes do corpo clínico do HEC, representantes de ONGs e autoridades locais realizaram o plantio, numa bela cerimônia que abriu a I Semana Verde do HEC, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.  Cada uma das árvores recebeu uma plaquinha de identificação, confeccionada e ilustrada por crianças que estão, ou já estiveram internadas no HEC.

"
Venham ver a minha plantinha
", convocava, orgulhoso, Jeferson Silva, um garoto de apenas 06 anos, que participou da cerimônia e afirmava para todos os presentes: "Eu gostei muito ter de ajudado o meio ambiente."

A doação das Palmeiras foi feita pelo presidente do Instituto Sócrates Guanaes, o médico André Guanaes, que não esteve presente mas foi representado pelo superintendente do ISG, Reinaldo Mansur. "Ficamos muito felizes em poder contribuir de alguma maneira com a preservação do meio ambiente. Não estamos plantando apenas árvores, mas uma parte do futuro das nossas crianças", destacou Mansur.


O deputado estadual José de Arimateia, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, esteve presente na cerimônia e parabenizou a iniciativa. "

O futuro do nosso país depende das crianças, por isso precisamos preservar o meio ambiente para que elas possam realizar seus sonhos. Essa idéia, de um hospital tão jovem, deverá servir de exemplo, para Feira de Santana e para a Bahia.", destacou. O representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Roberto Dias, diretores do Movimento Água é Vida e o vice-presidente do Partido Verde, Antonio Magalhães, colaboradores e diretoria do HEC também estiveram presentes apoiando a iniciativa.


A I Semana Verde do HEC terá continuidade com a realização de atividades alusivas a preservação ambiental com as crianças, além de uma campanha interna pela redução do consumo de energia elétrica.


Selo ChildKind


Também durante a sexta-feira, boa parte do caminho que pode tornar o HEC o primeiro hospital a ter o selo ChildKind no Brasil, foi percorrido.  O médico Allen Finley, fundador da associação internacional que desenvolve trabalhos em hospitais de todo o mundo, buscando identificar a dor na criança através de técnicas especializadas para tratá-la de forma diferenciada, declarou estar muito feliz com o que constatou no HEC. "Estou muito impressionado não somente com a estrutura física do Hospital , mas também com o entusiasmo de toda a equipe em tratar a dor da criança com um olhar diferenciado.

O HEC tem tudo para ser um hospital ChildKind Modelo, não somente para o Brasil, mas para o mundo.", destacou o médico, durante o I Workshop ChildKind realizado nesta quinta e sexta-feira.


O próximo passo para acreditação é desenvolver as políticas e protocolos próprios do HEC, para avaliação da associação. Após aprovação, o selo poderá ser recebido  pela equipe da Clinica de Dor da unidade, que é coordenada pela médica anestesiologista Charlize Kessin, membro da ChildKind.