Em sessão solene realizada na noite da sexta-feira (3), na igreja evangélica Cristianismo Sem Fronteiras, a Câmara Municipal de Feira de Santana concedeu a Comenda Maria Quitéria ao pastor Josué Brandão Amorim, atendendo ao decreto legislativo 15/2011, de autoria da vereadora Cíntia Daltro Machado.
Os trabalhos foram coordenados pelo vereador Luiz Augusto de Jesus - Lulinha, presidente em exercício da Casa da Cidadania. A mesa foi composta pelo prefeito municipal Tarcízio Pimenta; primeira dama e deputada estadual Graça Pimenta; deputado federal Fernando Torres; ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho e pelo filho do homenageado, Gesiel Jhones Lopes Brandão.
Coube a vereadora Cíntia Machado a saudação aos familiares, amigos, membros da Igreja Cristianismo Sem Fronteiras, as diversas lideranças religiosas e políticas e a comunidade em geral que em grande número se fez presente à sessão solene. Em seguida, ela falou sobre a história de vida do pastor Josué Brandão que atua em Feira há mais de 10 anos e nasceu em 7 de maio de 1974, na cidade de Santana, interior de São Paulo, filho de pais evangélicos, pastor Gervásio Brandão e Deraldina Amorim.
Apesar das adversidades enfrentadas, segundo Cíntia, o menino Josué começou a ser preparado desde criança para o pastoreio. "Seu pai desde os cinco anos começou a prepará-lo, levando-o às congregações, por diversas vezes na garupa de uma bicicleta, e sempre orientando-o para o entendimento da palavra".
Até que, aos 16 anos, ele assumiu a coordenação de jovens da igreja da cidade de Rodelas, onde a família se encontrava, abrindo trabalhos de evangelização em vilas e povoados da região.
A partir daquele momento, Josué Brandão seguiu sua trajetória, que culminou com a vinda para Feira de Santana em 30 de janeiro de 2000, exercendo inicialmente a função de pastor itinerante.