VIDE
Plantas ornamentais helicônias, produzidas pela Embasa
Foto: Luciano Rego
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado neste domingo, 05, a Embasa - Empresa Baiana de Águas e Saneamento promove de 05 a 09 de junho, na Praça de Serviços do Salvador Shopping, a Semana do Meio Ambiente com o tema "O futuro é a gente que faz".
O evento, aberto ao público, tem como objetivo promover a conscientização e participação da sociedade para o uso racional dos recursos naturais, principalmente da água. Além de palestras e oficinas gratuitas, os visitantes terão acesso a exposição fotográfica, infográficos e um espaço destinado a atividades recreativas.
Também poderão apreciar plantas ornamentais, como helicônias, produzidas na estação de tratamento de esgoto da empresa na Fazenda Grande II, alimentos produzidos na estação de tratamento de esgoto do complexo hoteleiro Iberostar e conferir mudas de matas ciliares, como aroeira, jamelão, pau-paraíba e castanha-do-maranhão. Na ocasião, o Relatório de Sustentabilidade da Embasa 2010 estará à disposição do público visitante.
Atuação ambiental Os visitantes terão oportunidade de conhecer a atuação ambiental da Embasa, no sentido de preservar a água doce para as futuras gerações. Uma exposição fotográfica, por exemplo, mostrará as ações de educação ambiental realizadas pela empresa em diversas regiões da Bahia. Um infográfico ilustrará como funciona a Estação de Condicionamento Prévio do novo emissário submarino da Boca do Rio - maior obra de saneamento realizada em Salvador nos últimos 25 anos.
Localizada numa colina da comunidade do Bate Facho, a ECP pode ser vista da avenida Jorge Amado. É para lá que os esgotos são conduzidos para passarem por tratamento. Por meio de infográfico e vídeos, será apresentado o Projeto Matas Ciliares, um programa de recuperação e preservação dessa importante vegetação no entorno dos mananciais utilizados pela empresa. Mudas empregadas no projeto também estarão no estande.
Outra grande atração são as plantas ornamentais criadas na estação de tratamento de esgoto no bairro de Fazenda Grande II. No local, sem o uso de qualquer aditivo químico em seu tratamento, a vegetação faz a digestão de parte da matéria orgânica presente no esgoto e produz belas plantas ornamentais. Uma mini-feira mostrará frutas e verduras irrigadas com o efluente produzido ao final do tratamento na estação de esgoto do complexo hoteleiro Iberostar, no Litoral Norte.
Interatividade Técnicos da Embasa e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) farão palestras e oficinas sobre uso racional da água, separação adequada de lixo doméstico, mini-horta, entre outros temas. O evento também vai contar com visitações guiadas para turmas de estudantes do ensino fundamental de escolas públicas e particulares de Salvador e região metropolitana.