vide
Crime ambiental em Ilhéus na véspera do dia do meio ambiente
Foto: Brasil Vitrine
Um boto foi encontrado morto, hoje (04/06) próximo a Av. Dois de Julho, segundo informações ele teria sido preso a uma das várias redes de pesca armadas na área. Inclusive em locais de passagem de barcos e pontos de mergulho.
Era um animal adulto e foi encontrado à margem do rio, onde provavelmente chegou boiando após a rede ser retirada. Não obtivemos informações sobre quem cometeu o ato que é considerado crime ambiental e pode levar a até 2 anos de prisão.
Para quem mora em Ilhéus, ou mesmo visita a cidade, com frequência é possível ver os animais realizando pequenos shows aquáticos no encontro entre rio e mar.
Hoje, próximo ao local,está acontecendo o triathlon.
Vale lembrar que ironicamente estamos comemorando a semana do meio ambiente. PARABÉNS ,ILHÉUS! (Bahia Vitrine)
DIFERENÇA ENTRE BOTO E GOLFINHO
Na classificação dos biólogos, não há nenhuma diferença, é só uma questão de nomenclatura regional.
"O termo boto ganhou força no Brasil para nomear o pequeno cetáceo encontrado nos rios da Amazônia. A partir daí, passou a ser ensinado em escolas que boto era de água doce e golfinho, de água salgada. Mas essa diferença não existe", afirma o biólogo Marcos César Santos, coordenador do Projeto Atlantis, que luta pela preservação desses animais.
Algumas espécies de cetáceos chegam inclusive a receber os dois nomes, como é o caso do boto-tucuxi (Sotalia guianensis), também conhecido como golfinho-cinza.
Animais muito inteligentes e ótimos nadadores, os golfinhos, ou botos, podem atingir velocidades de até 40 quilômetros por hora e saltar 5 metros acima da água, dependendo da espécie.