Salvador

SEPULTADO EM LAURO DE FREITAS PRESIDENTE DO GRUPO CULTURAL BANKOMA

vide
| 02/06/2011 às 19:03
Raimundo Nonato das Neves morreu de complicações pór-operatória
Foto: João Raimundo
   Sob cantos bantos de consternação, foi enterrado nesta quinta-feira (2), no cemitério de Portão, Lauro de Freitas, Raimundo Nonato das Neves, vinculado a cultura do candomblé reconhecido pelo dijina (nome sagrado) de Kasutemi.

  De acordo com o superintendente municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Eriosvaldo Menezes, ogan da nação keto, o ritual continuará com o mukondo, que é uma atividade só para os iniciados, que "guiará o espírito para um patamar mais elevado".

  Também presidente do Conselho de Cultura e integrante da Academia de Artes e Letras do município, Raimundo Neves tinha 49 anos e faleceu na terça-feira (1), após intervenção cirúrgica no abdome.

         
   Como presidente do Bloco Afro Bankoma, que desfila há nove anos no circuito Osmar, carnaval de Salvador, desenvolvia, desde 1995, junto à comunidade de Portão, onde nasceu, diversas atividades sócio-culturais.

   O espaço onde são oferecidas oficinas de tecelagem, confecção de instrumentos musicais e de adereços africanos, dança afro, capoeira entre outros, se tornou o Ponto de Cultura da Goméia, adotando o nome do terreiro onde é sediado - São Jorge Filho da Goméia.

   O tata (título do sacerdote que não entra em transe) Raimundo Kasutemi era neto da Mãe Mirinha de Portão, importante líder do candomblé, falecida em 1989. 

                   
    O presidente da Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (Acbantu), Raimundo Nonato Konmannanjy, revelou que o Kasutemi se diferenciava por conseguir mediar conflitos com facilidade.

  A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, esteve presente à despedida, para dar seu último adeus. Moema destacou o trabalho social liderado por Raimundo Nonato no Terreiro da Goméia e seu incentivo à cultura no município. "Era parceiro e um grande incentivador dos grupos culturais, dos projetos pela paz, das ações com jovens e adolescentes".