Vide
A iniciativa faz parte do exercício de Adestramento em Operações de Garantia da Lei
Foto: Wendell Wagner
A população de Camaçari foi beneficiada nesta quinta-feira (02/06) com uma Ação Cívico-Social promovida por militares do 19º Batalhão de Caçadores (19º BC) da Bahia. A iniciativa, que faz parte do exercício de Adestramento em Operações de Garantia da Lei e da Ordem da Companhia de Operações Especiais (COE), realizado, desde terça-feira (31/05), nas imediações do Pólo Industrial de Camaçari, consiste em oferecer atendimentos em saúde e promover entretenimento, agregado a cultura, para a comunidade com uma apresentação musical da Banda de Música da 6ª Região Militar.
No primeiro momento, das 8h às 16h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Gleba E, foram oferecidos para cerca de 300 pessoas da localidade e adjacências atendimento nas especialidades de Ortopedia, Clínico Geral, Pediatria e Odontologia, realizado por profissionais de saúde das Forças Armadas.
Outros procedimentos médicos foram realizados como aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar. As crianças receberam dicas de como fazer, de maneira correta, a higienização dos dentes, através do escovódromo.
Para o major Edson Nogueira, a Ação Cívico-Social está atrelada ao exercício de Adestramento dos 150 militares acampados no Município. "Atividades assim, ajudam a estreitar os laços do exército com a comunidade",
Para a administradora da UBS, Fabrine Castro, os serviços prestados pelos militares vieram para somar aos que são feitos na unidade. "Atenção à saúde nunca é demais", ressalta.
Na oportunidade, profissionais do Departamento de Atenção Básica do Município e do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes), ministraram palestras sobre Tuberculose e de combate à Dengue, respectivamente.
Os serviços prestados pelos militares foram bastante satisfatórios para a costureira Vera Porfírio. Acompanhada da filha Luiza Sá, ela afirmou que "é muito bom ter membros do exército atuando junto à comunidade".
As atividades foram realizadas com apoio da Prefeitura de Camaçari, através da (Sesau). A Petrobras, a Polícia Militar e o Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari) também são parceiros da iniciativa.
CONCERTO
Durante mais de uma hora, a Banda de Música da 6ª Região Militar presenteou a comunidade de Camaçari com uma apresentação na praça Abrantes, no centro do Município. Com mais de 50 anos de formação, a banda participa de diversas comemorações cívicas em todo o Estado.
Com um repertório eclético, os músicos executaram canções clássicas internacionais e nacionais, incluindo ritmos genuinamente brasileiros, como samba.
O evento mobilizou centenas de pessoas como Emerson Santos, 21 anos, morador do bairro Alto da Cruz. "Iniciativa como esta contribui para divulgar o lado social do Exército e a cultura do Município", declarou o jovem, que assistiu a apresentação em companhia da noiva, Tairine Santos, de 20 anos.