Os moradores das comunidades de Tapera I e II, no distrito de Jaíba, já não precisam mais carregar latas d'água na cabeça ou depender de carros-pipa para ter água em casa. Foi implantada rede distribuidora de água na comunidade, através de convênio entre a Embasa e a Prefeitura de Feira de Santana. A entrega do benefício, que chegou a mais de 150 famílias.
"Agora nós vamos viver bem melhor, sem ter que buscar água longe nos tanques, água suja de barro", contou a moradora Neusa de Jesus, 42. Durante a entrega do benefício, o gerente regional da Embasa, Onias Neto, ressaltou que água tratada é sinônimo de saúde. "Hoje estamos muito satisfeitos porque a Embasa está cumprindo a sua missão de levar água e qualidade de vida para todos", pontuou. Já o prefeito de Feira, Tarcísio Pimenta, ressaltou a importância da parceria entre Embasa e Prefeitura, para levar benefícios à população. "Hoje só temos a agradecer os investimentos que o município está recebendo, não só na área de abastecimento de água, mas também com o esgotamento sanitário", frisou.
A parceria firmada entre a Embasa e a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através do Programa Água para Todos, está proporcionando o aumento da rede de distribuição de água para 43 localidades da zona rural, em seis dos oito distritos do município, beneficiando cerca de 4.800 pessoas. Com recursos na ordem de R$ 1,7 milhão, este convênio prevê atendimento aos distritos de Maria Quitéria, Governador João Durval Carneiro (antigo Ipuaçu), Matinha, Tiquaruçu, Humildes e Jaíba. Em andamento desde o ano passado, o projeto já levou água a mais de 700 famílias.
Vista Alegre - Na noite da sexta-feira, 27, foi a vez da comunidade do Loteamento Vista Alegre, no bairro Pedra do Descanso, receber oficialmente água tratada. Autoridades locais e a gerência da Embasa estiveram na comunidade para entregar 1160 metros de rede distribuidora que já está beneficiando 130 famílias - antes elas consumiam água através de ligações irregulares. A obra foi feita com recursos próprios da Embasa. "Há dois anos passamos por este sofrimento, pegando água de litro em litro, pedindo favor a pessoas de outras ruas. Agora poderemos viver com mais dignidade", contou a dona de casa Maria Rosa de Carvalho. "Tenho minha casa com a conta de água no meu nome. Não preciso mais pedir aos vizinhos", reforçou outra moradora, a Maria de Lurdes Pereira durante a entrega.