Pelo segundo ano consecutivo, dois dos serviços mais importantes, em termos de assistência, se unem no Hospital Roberto Santos para uma atividade conjunta. No dia 31, terça-feira, acontece o II Congresso Integrado de Enfermagem e Serviço Social, evento que unifica o III Congresso de Enfermagem e o XXI Seminário de Serviço Social do HRS. Com cerimônia de abertura marcada para as 8h30, no Auditório Central (térreo), o congresso discute o tema "Em defesa dos direitos e da emancipação humana".
O tema foi escolhido pela Diretoria de Enfermagem e pela Coordenação de Serviço Social por se tratar de uma questão que permeia praticamente todas as atividades em uma unidade hospitalar. De acordo com a Comissão Organizadora, "a enfermagem e o serviço social enfrentam grandes dificuldades no cotidiano do exercício de suas práticas. Essas dificuldades serão analisadas, mas também analisaremos os aspectos que nos unem e nos fortalecem através da reflexão sobre a defesa dos direitos e da emancipação humana".
Assim como aconteceu em maio do ano passado, quando foi realizado o I Congresso Integrado de Enfermagem e Serviço Social, com o tema "O Poder do Cuidar e os Direitos do Usuário no SUS", o evento objetiva socializar aspectos importantes para os membros das equipes e reforçar a prática multidisciplinar no Hospital Roberto Santos, beneficiando aquele que é a razão de ser da unidade: o paciente. O mês de maio é escolhido por marcar duas datas importantes: o Dia do Enfermeiro (12) e o Dia do Assistente Social (15).
As inscrições para o evento podem ser realizadas até segunda-feira, dia 30, na Coordenação de Ensino e Pesquisa de Enfermagem, no andar Intermediário, ou pelo telefone 3372-2955.
Programação:
Manhã
8h - Entrega de material
8h30 - Cerimônia de Abertura: Diretoria Geral, Diretoria de Enfermagem, Coordenação de Serviço Social, CRESS e COREN
9h30 - Conferência de Abertura: Em defesa dos direitos e da emancipação humana. Conferencista: Ana Karina Lima, coordenação: Cláudia Romano
10h30 - Qualidade de vida: a arte de viver em paz. Palestrante: Eduardo Santos. Coordenação: Priscila Grisi
11h30 - Mesa redonda "Enfermagem e Serviço Social no desenvolvimento de práticas emancipatórias". Painel I: Experiência do Grupo de Trabalho sobre os Direitos da Mulher. Palestrantes: Olívia Castro e Adriana Miranda, coordenação: Ana Paula Trindade
Tarde
14h - Mesa redonda "Fortalecendo redes e alianças estratégicas pela cidadania e saúde da mulher e do recém-nascido". Palestrante: Manoel Miranda (coordenador de Maternidades da Sesab), coordenação: Aldacy Ribeiro (coordenadora de Ensino e Pesquisa de Enfermagem do HRS)
15h - Apresentação cultural
16h - Mesa redonda "A equipe de saúde frente à violação dos direitos da criança e do adolescente". Palestrantes: Patrícia Regina (Cradis) e Durval Baraúna (Juizado da Infância e Juventude), coordenação: Delmária Oliveira Sampaio
17h - Mesa redonda "Enfermagem e Serviço Social no desenvolvimento de práticas emancipatórias". Painel II: Experiência do Centro de Feridas do HRS. Palestrantes: Rita Machado, Elza Brito e Eva Santana (UEFS), coordenação: Nazarela Guimarães (coordenadora de Serviço Social)
18h - Encerramento.