O tratamento inclui sessões em grupo e individuais com psicólogas, psiquiatra e enfermeira. Em alguns casos são ministrados medicamentos específicos para ajudar na luta contra a dependência química, como a bupropiona e os adesivos de nicotina. Em cada uma das sessões são distribuídos manuais que orientam e estimulam os participantes de acordo com cada fase do tratamento.
Segundo Caliandra Pinheiro, a característica mais importante dos participantes é a vontade: "Principal ingrediente do tratamento da dependência é a motivação. Buscamos reforçar o desejo deles em parar de fumar o tempo inteiro".
Quem tiver interesse no tratamento deve procurar o Caps AD, nas manhãs de segunda, terça, quarta e sexta-feira. Não é preciso agendar. Endereço: Loteamento Recreio de Ipitanga, S/N , Qd-14 Lote 198/ Caji. O serviço faz parte do Programa Nacional do Controle do Tabagismo, de iniciativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) do Ministério da Saúde.
Caminhada - O Caps AD está organizando a Primeira Caminhada e Corrida da Saúde, que acontecerá neste domingo (29), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa). A saída está prevista para 8h30, em frente ao Kartódromo, em direção a Stela Mares, com percurso de 3 km (ida e volta). A atividade, inspirada no Dia Mundial contra o Tabagismo, 31 de maio, tem o objetivo de chamar a atenção para os riscos que o cigarro representa à saúde. O tabagismo é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão e está ligado à origem de tumores malignos na boca, na laringe, no pâncreas, no rim, na bexiga, no pulmão, no colo do útero e no esôfago. O Brasil tem hoje mais de 30 milhões de fumante.