Pelo 19º ano consecutivo, o Movimento Internacional pela Paz e Não-Violência (MovPaz) promove neste domingo, 29 de maio, a Caminhada pela Paz 2011, com concentração na Avenida Getúlio Vargas, na proximidade do viaduto da Avenida João Durval Carneiro, às 16 horas. O evento integra uma série de 21 ações promovidas pela MovPaz. Integrante da Rede Desarma Brasil, o Movimento está envolvido na CEVAM Campanha de Entrega Voluntária de Armas e Munições, vinculada ao Ministério da Justiça e à organização não-governamental Viva Rio Viva Comunidade. Com o objetivo de contribuir para a intensificação da Campanha, o tema da Caminhada este ano será o Desarmamento.
Para marcar a abertura da 19ª Caminhada Pela Paz, atores do teatro de Feira de Santana participarão, na comissão de frente, personalizada com a caracterização de 10 pacifistas importantes do mundo: Gandhi, Einstein, Jesus Cristo, Madre Tereza de Calcutá, Dalai Lama, Chico Mendes, entre outros.
A população participará da caminhada conduzida por um trio elétrico e um carro de apoio personalizado, sob o comando da cantora Márcia Porto e artistas convidados, num percurso de 2,5 quilômetros, em direção ao palco armado próximo à estação de transbordo, ao lado do centro de abastecimento. Neste local será realizado o Show pela Paz, com a apresentação da Banda 80 na Pista, Geraldo Azevedo, Marlon Rossi, Carlos Pitta e outros artistas.
Ainda no palco da Paz será apresentado o Comitê Feirense pelo Desarmamento, formado por autoridades e personalidades da sociedade feirense. O coordenador nacional da Campanha e integrante da ONG Viva Rio, sociólogo Antonio Rangel Bandeira, dará posse ao Comitê e fará pronunciamento.
Diversas personalidades confirmaram presença, dentre elas o prefeito Tarcízio Pimenta e diversos secretários do governo, deputados estaduais e federais, vereadores, o reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), José Carlos Barreto, lideranças religiosas como o arcebispo metropolitano Dom Itamar Vian, além de caravanas de outras cidades que visitam o evento anualmente.
Breve Histórico - O MOVPAZ é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, sem vínculos e tendências religiosas ou partidárias de qualquer natureza. Constitui-se num movimento amplo, irrestrito e includente em favor da paz. Sua proposta é a implantação de ações concretas e efetivas que possibilitem a organização e construção da paz, alcançando os três segmentos de sua estruturação: paz ambiental, paz social e paz interior, visando promover na sociedade o desenvolvimento de uma cultura de paz.
Além da Caminhada pela Paz, que é uma das 21 ações da ONG, o MovPaz vem trabalhando desde 1996 pelo desarmamento, outra ação relevante pela paz social, o que permitiu ao Movimento integrar-se à Rede Desarma Brasil, que sob a coordenação do Ministério da Justiça e com a Viva Comunidade realiza a Campanha de Desarmamento em todo o território brasileiro.
Há também o Projeto Paz nas Escolas, que consiste em formar professores capacitados para a implantação da cultura de paz em toda a rede de ensino, em todas as séries. Clovis Nunes, coordenador nacional do MovPaz, afirma que o coração da ONG está neste projeto, porque, segundo ele, existem diferentes caminhos para a construção da paz, e o mais eficaz, de maior alcance e de mais rápido resultado, é a educação.