Salvador

ENFERMEIRAS DO HOSPITAL ROBERTO SANTOS APRESENTAM TRABALHO EM CUBA

Vide
| 25/05/2011 às 19:32
A redução no índice de infecções relacionadas às inserções de cateteres para hemodiálise no Hospital Roberto Santos motivou a elaboração do trabalho científico "Segurança e Qualidade para o paciente portador de cateter para hemodiálise", que será apresentado amanhã (26), durante o XIV Congresso de Enfermagem, que acontece no Palácio de Convenções de Havana, em Cuba. A diretora de Enfermagem do HRS, Ana Lílian Pires, e as enfermeiras Gemema Benedito e Rita Machado conduzem a apresentação acadêmica.
 
O trabalho, explicou a enfermeira Rita Machado, coordenadora do Serviço de Atenção aos Portadores de Feridas (SAPFe), está em consonância com o tema do congresso, "Cuidados com Segurança e Qualidade", e leva, mais uma vez, o nome do Hospital Roberto Santos ao meio acadêmico como uma unidade de produção científica significativa. No XIV Congresso de Enfermagem, os temas abordados tem, como objetivo, identificar os fatores de risco para a saúde e a natureza dos eventos adversos no campo de trabalho dos profissionais de enfermagem, analisando-os e formulando propostas de melhorias visando à implementação de boas práticas para a segurança do paciente. O evento vai de 23 a 27 de maio.
 
O trabalho desenvolvido a partir da experiência no HRS objetiva demonstrar a redução das infecções relacionadas ao uso do cateter na unidade de Nefrologia após intervenção feita com a implementação do uso de cobertura impregnada com Polihexametileno de Biguanida - PHMB - a 0,2% na inserção do cateter, fixada com filme transparente estéril. A insuficiência renal é considerada um problema de saúde pública de grandes proporções por conta de sua complexidade, riscos e custos gerados pelas infecções relacionadas às inserções de cateteres para hemodiálise, que correspondem a 20% de todas as complicações dos acessos vasculares.