Salvador

APREENDIDOS 15 VEÍCULOS ROUBADOS EM SANTO AMARO NO FINAL DE SEMANA

VIDE
| 24/05/2011 às 08:23

Quinze veículos de diversas marcas e modelos, além de seis motocicletas, todos provenientes de roubos ou fraudes, foram apreendidos, neste fim de semana, durante operação deflagrada pela 3ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Santo Amaro), no Recôncavo baiano. As investigações, que resultaram nestas apreensões, tiveram início em janeiro deste ano e deverão prosseguir até a completa elucidação do golpe.

O principal suspeito de liderar o esquema criminoso, Jaílton Ambrósio Mendes, o "Nengo", 38 anos, teve a prisão solicitada à Justiça, pelo delegado William Achan  coordenador da  3ª Coorpin, mas morreu, num acidente de carro entre a Ilha de Itaparica e Santo Antônio de Jesus, antes que ela fosse decretada. Nengo tinha diversas passagens pela Delegacia Territorial de Cruz das Almas e por unidades policiais no Estado de São Paulo.

A equipe da 3ª Coorpin apurou que Nengo adquiria veículos de origem ilícita, alterava os sinais de identificação e "esquentava" documentos, para, posteriormente, revendê-los a terceiros por valores abaixo do mercado, em cidades como Maragojipe, Muritiba, Cruz das Almas, Cachoeira, São Felix e Governador Mangabeira.

As investigações prosseguem para que outros envolvidos no esquema, como os que praticavam os roubos dos veículos e os responsáveis por providenciar a nova documentação, sejam identificados e presos. As seis motos e os 15 carros apreendidos foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), de Santo Amaro, para perícia, assim como os documentos encontrados durante a operação.

"Já ouvimos as pessoas que estavam com os carros apreendidos e, a depender do rumo das investigações, elas poderão responder por crime de receptação", esclareceu o delegado William Acham.