Salvador

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM DISCUSSÃO NO CINE-DEBATE DO HRS, AMANHÃ

Veja
| 23/05/2011 às 17:43
O filme "Preciosa", do diretor Lee Daniels, é o ponto de partida para a discussão de um tema, infelizmente, mais corriqueiro do que se imagina: a violência doméstica. A exibição do filme, seguida de debate, acontece nesta terça-feira, dia 24, às 14 horas, no Auditório I, piso Intermediário do Hospital Roberto Santos. Aberto a toda a comunidade do hospital, o Cine-Debate acontece há mais de três anos como iniciativa do Serviço de Psicologia.
 
O tema foi escolhido porque o profissional de saúde assiste, muitas vezes, pacientes submetidos a situações de violência, seja de ordem física, moral, psicológica ou sexual. A situação fica mais delicada quando essa violência ocorre no âmbito familiar, onde se supõe que a pessoa esteja mais protegida. "A nossa intervenção, nesses casos, se resumiria a recorrer à universalidade das garantias legais, ou caberia nos instrumentalizarmos para suportar esses eventos e oferecer o cuidado necessário?", indagam os psicólogos organizadores do evento.
 
O Cine-Debate foi pensado pelo Serviço de Psicologia do HRS como um espaço de debates das experiências vividas no ambiente hospitalar sob um enfoque mais lúdico, para potencializar a interação entre os profissionais das diversas áreas. O evento é aberto a toda a comunidade do hospital, incluindo estudantes e visitantes que se interessem pelo tema, como explica a coordenadora do Serviço, Alice Leal.