Nesta ultima sexta-feira (20), no Clube dos 100, em Santo Antônio de Jesus, foi realizada uma homenagem aos autores e personalidades santoantonienses: Prof. Gorgônio José de Araujo Neto; Padre José Raimundo Galvão; e o escritor Fernando Vita. Com o tema: "Santo Antônio de Jesus de Jesus, Cidade das Letras", marcou o inicio das comemorações dos 131 anos de emancipação política e administrativa da cidade. Entre as autoridades presentes ao evento: Prefeito Euvaldo Rosa, Vice Joanito Barbosa, vereadores: Délcio Mascarenhas, Marcos Muniz, Hélio Silva, Faustino Cunha, além do presidente do PSDB, Leonel Cafezeiro e o ex candidato a prefeito Clodoaldo Mercês, e secretários da administração municipal. O evento foi realizado pela com a secretaria de educação e Superintendência de Cultura do município. Confira as fotos: CLIQUE AQUI!
Os homenageados:
Escritor Fernando Vita: Nasceu em Santo Antonio de Jesus, em 22 de dezembro de 1948. Formou-se em Jornalismo pela UFBA. Iniciou sua vida profissional extinto Jornal da Bahia, onde foi repórter, editor e crítico musical. Foi repórter free-lance do Jornal do Brasil e das revistas Veja e Istoé/Senhor. Nos anos oitenta escreveu crônicas semanais para o jornal A Tarde e para o semanário Pasquim. Em 2006, com o romance Tirem a Doidinha da Sala que vai começar a Novela, Vita recebeu o premio Braskem Cultura e Arte e teve o seu primeiro livro publicado pelo selo Casa de Palavras, da Fundação Casa de Jorge Amado.
Prof. Gorgônio José de Araujo Neto: Formou-se em direito pela UFBA em 1963. Foi diretor do Jornal Unidade e presidente do Centro Popular de Cultura - CPC, da União dos Estudantes da Bahia - UEB. Preso político por liderar o movimento estudantil de esquerda em 1964. Eleito deputado estadual entre 1979/1983; deputado federal 1983/1987; atualmente é professor universitário da área de Direito.
Padre José Raimundo Galvão: Nasceu em Santo Antônio de Jesus, no dia 22 de abril de 1946, Filho do casal Antônio Olavo Galvão e Maria de Lurdes Andrade Galvão. Sua infância na década de 50 foi marcada por muitas brincadeiras sadias, com amigos, primos e irmãos na Rua Armando Tavares. Muito dedicado aos estudos, sempre foi um grande apreciador de poesias. No final na década de 50 decidiu que queria ser padre e na década de 60 ingressou no Seminário de Amargosa e em seguida em Salvador. Estudou na Bélgica e na volta ordenou-se sacerdote. José Raimundo é escritor, autor de vários livros, poeta, compositor e pintor.
Reportagem e Fotos: 'Voz da Bahia'