Salvador

IMPASSE SOBRE DESTINO DO CONCENTRADO DE URÂNIO PODE ACABAR NA JUSTIÇA

vide
| 19/05/2011 às 00:12
Guanambi se mobiliza e quer se livrar da carga o quanto antes
Foto: Blog do Latinha
O impasse sobre o destino da carga nuclear com 90 toneladas de concentrado de urânio que seria encaminhada para a mina das Indústrias Nucleares Brasileiras (INB) em Caetité (757 km de Salvador) chegará ao quarto dia sem solução. A estatal, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, ameaça entrar com pedido, na Advocacia Geral da União (AGU), para liberar o transporte do material por meio de um mandato de segurança.


As carretas com os contêineres estão retidas no batalhão da Polícia Militar no município vizinho de Guanambi (40km de Caetité), depois que a população impediu a entrada dos comboio na cidade, com medo de se tratar de lixo atômico. Nesta quarta-feira, 18, novas manifestações foram realizadas em Caetité contra a transferência da carga para a mina de Maniaçu (28 km do centro).


Desde então, técnicos da INB e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) foram para Caetité para comprovar a idoneidade do material. O presidente da INB, Alfredo Tranjan, disse ontem, em Caetité, que o material está em local inadequado e que o impasse precisa ser resolvido com urgência.


Diante das declarações, uma equipe da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) foi a Guanambi, no final da tarde de ontem para vistoriar o material. O relatório não foi divulgado.


MOBILIZAÇÃO

Uma grande mobilização em frente à sede da Justiça Federal, aconteceu, ontem, em Guanambi,
 contra a permanência das 9 carretas com lixo radioativo que se encontram estacionadas no 17° BPM de Guanambi.

A Mobilização conta com cerca de 3 mil pessoas, dentre elas, alunos, mebros da ONG  Prima, Recivida, Integrantes da Igreja Católica, Imprensa regional, os Vereadores José Carlos Latinha, Dr. Ruy, Nenzinho, o Presidente da Câmara Hugo Costa e demais membros da comunidade, que irão fazer uma passeata, pelas principais Ruas do Centro da Cidade no intuito de mobilizar todos contra a Permanência das 9 Carretas.


O evento está sendo Organizado pela ONG Prisma e o Recivida. O Vereador Latinha, também presente na mobilização, Juntamente com o Prisma e o Revivida, foi um dos principais articuladores, para que a mesma acontecesse.