Salvador

REDE SUCOM BENEFICIA PROFISSIONAIS DO SETOR DA CONTABILIDADE

Vide
| 18/05/2011 às 11:29
A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) realizou nesta terça-feira (17), no auditório do edifício Royal Trade (Avenida Antônio Carlos Magalhães, Candeal de Brotas), a 20ª edição do projeto Rede Sucom. A iniciativa do evento foi fruto de uma parceria com o Sindicato das Empresas Contábeis e de Serviços (Sescap-Ba), com objetivo de esclarecer dúvidas e levar informações aos profissionais do setor da contabilidade.
 
O encontro começou com a exibição de um vídeo promocional do Sescap-Ba. Em seguida, a gerente de Informação e Sistemas da Sucom, Eliana Marback, ressaltou a parceria positiva com o sindicato e falou da importância do encontro. "A Sucom mudou muito nesses últimos anos. Agora, a nossa função não é só a de fiscalizar, mas também a de promover encontros educativos como esse", pontuou. Ela aproveitou a oportunidade para lançar o Termo de Viabilidade de Localização (TVL) Expresso, disponível para prédios comercias, a exemplo de shoppings. Esse serviço torna possível o licenciamento de estabelecimentos comerciais com maior rapidez, através do site da Sucom.  
 
O coordenador da Gerência de Análise e Licenciamento de Processos Especiais (Geres), Carlos Pitangueira, falou sobre procedimentos que devem ser adotados para a solicitação do alvará de habite-se. Pitangueira também sinalizou que, a partir de agora, a licença de segurança e pânico precisa ser solicitada separadamente do alvará de construção. Outro ponto de destaque foi a necessidade de requerer, junto à Sucom, a autorização especial para utilização de som em eventos. "Essa licença é importante para evitar ações fiscais em decorrência de poluição sonora", salientou o gerente. 
 
Já o subgerente da Gerência de Fiscalização e Prevenção à Poluição Sonora da Sucom (Gefip), Judielson Castro, começou a sua explanação com um clamor: "Uma das nossas missões é fazer com que a sociedade entenda que a poluição sonora faz mal à saúde das pessoas". Castro falou sobre os malefícios provocados pela exposição a altos níveis sonoros, podendo provocar sérios prejuízos à saúde da população.
 
Estreitando a união entre as instituições, a presidente do Sescap-Ba, Patrícia Jorge, fez questão de avaliar o convênio firmado com a Sucom. Para ela, a parceria ainda vai render muitos frutos. "Não tínhamos muita aproximação com a Sucom, mas, depois de uma parceria firmada com o órgão, começamos a estreitar essa relação. A palestra de hoje é de fundamental importância, não só para o setor ficar por dentro de assuntos relacionados ao TVL, mas, também, para saber mais sobre o alvará de habite-se e sobre poluição sonora", comentou a presidente.
 
Seminário - Lançado em junho de 2009, o Rede Sucom surgiu com o propósito de esclarecer e orientar os cidadãos soteropolitanos sobre os serviços oferecidos pelo órgão, bem como suas inovações e exigências, contribuindo, assim, para um melhor atendimento aos requerentes. O projeto está em consonância com atual gestão da autarquia, que busca oferecer mais conforto e agilidade na prestação de serviços ao cidadão.