Salvador

GUILHER AFIF FAZ PALESTRA PELOS 200 ANOS DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DA BA

VIDE
| 15/05/2011 às 16:20
 

Em comemoração aos 200 anos da Associação Comercial da Bahia, o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, é o convidado para mais uma das palestras mensais da entidade em comemoração ao bicentenário, desta vez sobre o tema "A modernização das associações comerciais e a modernização do Brasil", dia 18, quarta-feira, às 8 horas, no Palácio da ACB, Comércio.

A Associação Comercial da Bahia, fundada e em ininterrupto funcionamento desde 15 de Julho de 1811, é a mais antiga entidade de classe do Brasil, das Américas e da Europa Ibérica, berço do sistema de "Associações Comerciais" em todo país. O presidente da ACB, Eduardo Morais de Castro, informa que em comemoração aos 200 anos de atividades, além de uma série de eventos, "a ACB vai inaugurar no próximo mês as obras de restauração empreendidas e que vão tornar o Palácio da ACB ainda mais atrativo para visitação pública e com o pleno funcionamento de todas suas atividades".


O presidente revela que as obras iniciadas em 2010 estão em fase de conclusão: "O Palácio da ACB, edifício tombado pelo IPHAN desde 1938, será reaberto com destaque para a substituição total do telhado, reforma do sótão e do piso secular do Salão Nobre, recepção, sala do Conselho Superior e ampla reforma da Biblioteca."


Eduardo Morais de Castro considera oportuna a palestra do próximo dia 18 do vice-governador de São Paulo pois "trata-se de uma personalidade estreitamente ligada ao setor, porque desde 1976, quando Guilherme Afif foi diretor da Associação Comercial de São Paulo, tornou-se liderança renomada do empresariado. Foi quem realizou  e presidiu o primeiro Congresso Brasileiro da Pequena Empresa,  que veio a ser o berço do Estatuto da Pequena Empresa".

Dilma no bicentenário

Diversos eventos estão em andamento. Eduardo Morais de Castro confirma que até o final de julho serão lançados e reeditados 12 livros de autores diversos, que versam sobre a Associação Comercial da Bahia e sua interrelação com a história socioeconômica e cultural da Bahia e do Brasil, desde os longínquos anos de 1811 até o limiar do século 21.

Haverá sessão solene em 15 de julho, às 17 horas.