Temendo os questionamentos sobre a sua manobra para se perpetuar no poder, o Presidente da Casa Legislativa de Lauro de Freitas, Vereador Antônio Rosalvo (PSDB), não compareceu na segunda sessão para votação de emenda à Lei Orgânica, que propõe aumento do mandato da atual Mesa Diretora.
Alertado pelo vereador Lula Maciel (PT) de que a votação seria ilegal, por ter sido marcada para apenas dois dias após a primeira, enquanto a Lei Orgânica prevê o mínimo de 10 dias, além da ampliação do próprio mandato, o Presidente demonstra sinais de preocupação. A tentativa de realizar a segunda votação em tão pouco tempo tem sua explicação: O Vereador Rosalvo tenta evitar que o assunto caia na imprensa e consequentemente sofra o desgaste por se recusar a sair da presidência.
Como defesa da proposta, alega-se que o objetivo é corrigir a Lei Orgânica Municipal, modificando o prazo de um para dois anos de mandato da Mesa Diretora da Casa Legislativa porém, a mesma emenda, se aprovada, ampliará o mandato da atual Mesa até dezembro do ano que vem, o que pegou alguns vereadores de surpresa.
É o caso do Vereador Fausto Franco (PDT), que concorda com a mudança de um para dois anos, mas, poucos minutos antes da primeira votação descobriu na polêmica emenda, informações que não constavam no projeto original. Alertando os demais, solicitou que o projeto fosse melhor apreciado porém a votação seguiu resultando na aprovação.
O Vereador Edílson Ferreira (PRB) também se diz surpreso com o método. O edil fez denúncia sobre como foi lavrada a ata do dia 10/05, em papel ofício, sem o timbre e sem os dados da câmara Municipal. A imprensa não teve acesso a ata.
Para o Vereador Lula Maciel (PT) que, como os demais, defende a mudança para dois anos, o problema está em a atual Mesa querer ampliar o próprio mandato. "Isto é um golpe", denuncia, "O atual Presidente está fazendo uso do poder tentando se perpetuar nele, isto é antidemocrático e um péssimo exemplo que só desgasta a imagem dos políticos.", disse.
Após as denúncias serem enviadas à imprensa, a sessão ordinária desta quinta-feira, (12/05), não aconteceu por falta de quorum e nem mesmo o Presidente da Casa compareceu. O Vereador Lula Maciel aguardou até pouco mais das 18h, juntamente com os demais vereadores que votaram contra a proposta na terça-feira (10/05).
Em contato em contato com os veículos de comunicação, o Vereador Lula vem informando sobre o ocorrido e pretende levar a questão até o fim, entrando com uma ação para derrubar a tentativa de golpe do Vereador Antônio Rosalvo na Mesa Diretora da Câmara de Lauro de Freitas.