Salvador

SÃO FRANCISCO XAVIER REVERENCIADO PELA CÂMARA DE VEREADORES

vide
| 10/05/2011 às 22:01
São Francisco Xavier, o santo secular guardião de Salvador, foi mais uma vez louvado por vereadores, religiosos, guias de turismo e populares, na manhã desta terça-feira (10), na Catedral Basílica, na tradicional festa religiosa dedicada ao padroeiro da capital baiana. A Câmara Municipal e a Arquidiocese de São Salvador da Bahia realizam conjuntamente o evento de renovação da fé cristã.

"A festa em louvor ao santo padroeiro de Salvador, São Francisco Xavier, traduz o sentimento de fé do povo de Salvador e a Câmara, mantendo viva esta tradição de 325 anos, se irmana a este povo e à Arquidiocese", destacou o presidente da Câmara, vereador Pedro Godinho (PMDB).

A missa solene foi presidida pelo monsenhor Ademar Dantas dos Santos e concelebrada pelo padre Ângelo. Na homilia, o pároco falou do significado da palavra tradição, no "levar adiante" a proteção dada por São Francisco Xavier. Destacou também a atualização do que é o louvar e pediu a "retomada, com mais força, da celebração ao santo padroeiro de Salvador".


Compromisso renovado


Ainda na celebração, os vereadores Pedro Godinho, Joceval Rodrigues (PPS), Téo Senna (PTC), Pedrinho Pepê (PMDB), Marta Rodrigues (PT), Sandoval Guimarães (PMDB), Henrique Carballal (PT), Geraldo Júnior (PTN) e Alberto Braga (PSC) renovaram o compromisso político e cristão de continuar a serviço da comunidade soteropolitana.
Para o vereador TC Mustafa, "a festa religiosa de São Francisco Xavier é a presença viva da justiça divina que é patrocinada pela Câmara desde 1686, sendo naturalmente parte da história da cidade".

A tradução do louvor ao santo padroeiro ganhou força, após a celebração, na procissão pelo Terreiro de Jesus, com vereadores, religiosos e populares se revezaram na condução do andor com o busto relicário de São Francisco Xavier. A Banda de Música da Polícia Militar participou executando hinos religiosos e canções populares.

Como o Dia Nacional dos Guias de Turismo coincide com a data religiosa, dezenas de profissionais do setor participaram da missa e da procissão. Também demonstraram sua fé os ex-vereadores Antônio Lima e Silvoney Sales, o agitador cultural Clarindo Silva, a presidente do Sindicato dos Guias de Turismo, Maria Olívia, e assessores do Executivo Municipal, como Cristiano Barreto, que representou o prefeito João Henrique.