Os estudantes interessados em participar do Desafio Sebrae 2011 devem se apressar, pois as inscrições terminam às 23h59 da próxima quarta-feira, 11 de maio. Para efetuar a inscrição basta acessar o site http://www.desafio.sebrae.com.br/. Podem participar universitários matriculados em qualquer área do ensino superior em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. Os estudantes devem formar equipes de três a cinco pessoas. A taxa de inscrição é de R$ 50 por equipe.
Quem participa, não se arrepende. Leia Cristina Carvalho, estudante do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Dom Pedro II, em Salvador, integrou, no ano passado, a equipe campeã da etapa estadual. Ela diz que o lucro intelectual obtido com a participação no Desafio não tem tamanho. "O aprendizado é único e, com certeza, levamos isso para as nossas vidas pessoais e profissionais", destaca.
Leia conta como a sua visão sobre o mundo dos negócios mudou depois de participar do maior business game do mundo. "Antes, eu achava que para abrir um negócio era necessário apenas um capital. Mas, no Desafio, pude ver que ser empresário exige uma série de outros atributos, como organização, proatividade e, principalmente, muito emprenho", explica. Agora, Leia e os colegas de Desafio já pretendem colocar em prática o que aprenderam. "Estamos estudando abrir um próprio negócio", revela.
A participação do professore é também fundamental no processo de sensibilização dos alunos. Algumas instituições de ensino, por exemplo, custeiam, para os alunos, o valor da inscrição, como forma de fomentar a participação no Desafio Sebrae. A Fundação Visconde de Cairu, em Salvador, é uma das instituições que adotou essa medida. A professora de Administração da Cairu, Inez Garrido, explica que o Desafio é uma forma de os alunos vivenciarem na prática o que aprendem na teoria em sala de aula.
Inez afirma que a instituição considera que a participação do aluno no jogo é de extrema riqueza, principalmente, como experiência acumulada para a vida profissional. "Por isso, nós sempre procuramos formas de estimular a presença dos nossos alunos no Desafio", ressalta a professora, que também é coordenadora do curso de Administração da Cairu.
Até a próxima quarta-feira, 11, quando se encerra o prazo para se inscrever no jogo, o Sebrae promove palestras em diversas instituições. A Unidade Regional Metropolitana do Sebrae Bahia está, também, realizando um mutirão nas faculdades da capital, no intuito de mobilizar os alunos para participarem do Desafio.
No interior, os incentivos buscam também aumentar a participação dos estudantes no jogo de empreendedorismo. A Unidade Regional de Seabra ultrapassou a meta estipulada inicialmente, atingindo os 110%. A meta da Bahia é inscrever mais de 10 mil alunos.