Salvador

EM ITAMARAJU, DELEGADO CONCLUI CASO DE PAI QUE MATOU FILHA DE 5 MESES

vide
| 08/05/2011 às 12:47
Crueldade: Pai, sob efeito de drogas, lançou filha num barranco
Foto: Teixeira News
 O titular da Polícia Civil em Itamaraju, delegado Gean Nascimento, recebeu da Polícia Técnica o laudo de criminalística da reconstituição do crime e concluiu definitivamente as peças do inquérito policial nº 121/2010, que indiciou Alacides Barbosa de Oliveira, 24 anos, por crime de homicídio, motivo fútil, com emprego de tortura ou outro meio insidioso ou cruel que possa resultar perigo comum, em conformidade com o Artigo 121, § 2º, Incisos II e III do Código Penal Brasileiro, por ter matado a sua própria filha de 5 meses de idade, Allicya Baião de Oliveira que morreu após ter sido atirada pelo pai no meio do calçamento de paralelepípedos da rua Uruçuca, bairro São Domingos, em Itamaraju.  


O crime aconteceu por volta das 05h do dia 28 de novembro de 2010, em frente ao imóvel de nº 225 da rua Uruçuca no bairro São Domingos em Itamaraju. Onde da porta do imóvel com elevação de 3,5 metros acima do nível da via pública, atirou o bebê dormindo direto no calçamento. Durante a perícia de criminalística legal e durante a reconstituição do crime, o perito criminal Bruno Mello, que presidiu os trabalhos, identificou que a criança foi encontrada distante de pelo menos 90 centimentos da encosta do desnível e, se chocando de encontro ao solo em um único movimento, descartando a possibilidade de rolagem por acidente da criança, descartando uma informação inicial dada por Alacides da menina ter escorregado dos seus braços, caracterizando dessa forma, um arremesso da vítima como forma de consumar o homicídio. 


O pai assassino, Alacides Barbosa de Oliveira, 24 anos, teria passado a noite fumando pedras de crack e no amanhecer do dia, queria vender a cama do casal para com o dinheiro comprar mais drogas, quando teria sido impedido pela esposa, Janilda Oliveira Baião, 22 anos. E para convencer a companheira a lhe deixar vender a cama, ele apanhou a criança e ficou ameaçando jogá-la de cima do barranco para o meio da rua, e entre um apelo e outro da esposa, ele acabou atirando o bebê, que segundo os médicos legistas, a criança de 5 meses de idade, morreu por traumatismo cranioencefálico, porque teria batido com a cabeça contra as pedras do calçamento. 


O autor do crime, Alacides Barbosa de Oliveira, 24 anos, era reincidente da polícia por crimes de furtos e porte ilegal de arma de fogo, sendo que da última vez que havia sido preso por furto, no dia 17 de fevereiro de 2008, conseguiu fugir da carceragem da Polícia Civil de Itamaraju, 8 meses depois, em 04 de outubro de 2008. E antes de completar um mês da sua fuga, ele agrediu a companheira com várias lesões pelo corpo produzidas pela lâmina de um facão, conforme ocorrência registrada por ela, em 24 de outubro de 2010. Após o crime da filha, ele foi preso escondido numa área conhecida por pedreira, na zona oeste de Itamaraju, às 12h30 daquele domingo do dia 28 de novembro de 2010, pelos policiais militares César Souza, Robson Vitali, Herbert Santana e pelo agente da Polícia Civil Emerson Barreto. (TEIXEIRA NEWS)