vide
Mais 540 apartamentos foram entregues pelo governador Wagner e prefeito Paulo Cezar
Foto: Manu Dias
Nesta terça-feira, 3, a população de Alagoinhas compareceu em quantidade quantidade para participar da inauguração da nova entrada da cidade com a presença do governador Jaques Wagner, do vice-governador Otto Alencar e do prefeito Paulo Cezar, além de autoridades locais e estaduais.
O governador e sua comitiva chegaram à cidade por volta das 9h, de helicóptero, no Estádio Antônio Carneiro, "Carneirão". Lhes deram às boas vindas, o prefeito Paulo Cezar, secretários municipais, deputados estaduais e federais, autoridades militares, e populares. Do Estádio, todos seguiram para a nova Avenida, onde percorreram de carro toda a sua extensão até a segunda rotatória, onde concluiu-se o ato de inauguração.
Prefeitos dos municípios vizinhos como Aramari, Acajutiba, Araçás, Ouriçangas, Crisópolis, Sátiro Dias, Aporá, Rio Real e Jandaíra, aguardavam o governador, junto ao marco inaugural, onde ele e o prefeito, em uma breve solenidade, falaram sobre a importância desta grande obra para o município, marcando o efetivo desenvolvimento de Alagoinhas.
A nova avenida, batizada de Joseph Wagner, em homenagem póstuma ao pai do governador, recebeu canteiro central em toda sua extensão, sinalização, pavimentação, alargamento da ponte e rotatórias para facilitar o fluxo de veículos, além de 47 novos postes com lâmpadas metálicas, ampliando a iluminação e a segurança do principal acesso da cidade.
"Eu venho lutando por isso desde a época em que assumi dois mandatos como deputado estadual desta terra, sonhando com um acesso principal para esta cidade diferente, moderno, digno, e agora o que era sonho se tornou realidade", disse o prefeito, emocionado, agradecendo ao governador pela parceria para a realização da obra, um governador que segundo ele, "vem demonstrando preocupação e compromisso com o povo de Alagoinhas".
O prefeito Paulo Cezar agradeceu também o apoio do deputado Luis Argolo e dos demais deputados que se fizeram presentes, vereadores, servidores e toda população, que "acreditou que era possível construir uma Alagoinhas diferente". Paulo Cezar ressaltou que a duplicação da entrada da cidade com sua requalificação urbanística está entre as principais obras já realizadas em parceria entre os governos municipal e estadual.
"Dizem que se conhece um prefeito pela entrada de sua cidade. O Governo agiu corretamente, investindo R$ 7 milhões na duplicação da avenida e na ampliação da ponte que era muito pequena, com uma largura de 8 metros foi alargada para 18, dando condições para dois acessos. Esta obra foi uma reivindicação do prefeito Paulo Cezar ao Governo Estadual através da Secretaria de Infraestrutura, na época assumida pelo secretário João Leão. A obra realmente ficou muito bonita e vai oferecer mais segurança além da beleza, já que Alagoinhas é uma das cidades mais importantes da região com uma força econômica e representação política muito grande", afirmou o vice-governador e atual secretário de Infraestrutura do Estado, Otto Alencar.
A obra beneficia mais de 255 mil pessoas, entre motoristas, pedestres e comerciantes da região, sendo esta uma das pistas de maior movimentação da cidade, além de ser o seu acesso principal. São 1600 automóveis que transitam diariamente e que agora contam com sinalização adequada, evitando acidentes e possibilitando um fluxo ainda maior de veículos com a sua duplicação. As obras foram executadas pela empresa Campbell, licitada através do Departamento de Infra-estrutura de Transportes da Bahia - Derba e fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura - SECIN.
MINHA CASA
Mais de duas mil pessoas resgataram a autoestima e dignidade nesta terça-feira (3), em Alagoinhas, a 107 quilômetros de Salvador, ao receber 540 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. Gente que vivia de aluguel ou na rua ganhou a moradia própria. A população do município também foi beneficiada com as obras de urbanização e iluminação da entrada da cidade entregues pelo governador Jaques Wagner.
O motorista Jorge Luis, 51 anos, já pode convidar amigos e parentes para visitar seu novo lar, no Residencial Nulce Pereira, localizado na Rua Catu. O empreendimento, destinado à população da faixa de zero a três salários mínimos, possui 266 vagas para estacionamento, dois quiosques, parque infantil, campo de futebol, ‘casa de lixo' e praça, e representa investimento superior a R$ 22 milhões.
Parcialmente ocupado, cada apartamento do conjunto tem área privativa de 37,59 m², com dois quartos, sala, banheiro, cozinha, área de serviço e circulação. Pai de dois filhos, Jorge Luis faz questão de mostrar o imóvel que poderá melhorar a qualidade de vida da família.
"Quando meus pais morreram, as dificuldades foram surgindo, a idade foi chegando, e arranjar emprego ficou cada vez mais difícil. Passei a morar de aluguel e, hoje, conseguimos esse benefício. Não tem coisa melhor do que poder descansar numa casa que nos pertence", disse o motorista.
Segundo o governador, a realização de obras de saneamento, habitação e infraestrutura contribui para melhorar o desenvolvimento da cidade e atrair mais empregos, "principalmente para uma cidade-polo como Alagoinhas, que recebe várias indústrias". Wagner afirmou que novos investimentos serão feitos, a exemplo de uma ciclovia e tornar mais arborizada a entrada da cidade.