Salvador

SUCOM NOS BAIRROS BENEFICIA COMUNIDADE DE VILA MAR

Veja
| 02/05/2011 às 14:57
Os moradores de Vila Mar, localizada na Estrada Velha do Aeroporto, tiveram a oportunidade, no último sábado (30), de receber os serviços da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) dentro da própria comunidade. Através da 38ª edição do Sucom nos Bairros, os cidadãos puderam solicitar o Termo de Viabilidade de Localização (TVL, pré-licenciamento de empresas), dar entrada a processos de licenciamento de publicidade e retirar alvarás de construção, reforma e reparos gerais, além de prestar queixas sobre poluição sonora, na Escola Municipal Irmã Elisa Maria, na Rua Divaldo Pereira Franco.
 
Antes mesmo de começar o atendimento, os moradores da localidade já aguardavam dentro da instituição de ensino para serem atendidos. Feliz por ter a oportunidade de resolver as suas pendências fiscais sem sair do bairro, a comerciante Adriana Moreira, que possui um salão de beleza em Nova Brasília, não perdeu tempo- foi uma das primeiras que chegaram à escola e não poupou elogios ao projeto. "Fiquei sabendo que a Sucom estaria aqui, através de um fiscal que esteve na comunidade na sexta-feira (29), e vim logo hoje porque quero me regularizar. E o bom é que não preciso me deslocar para o centro da cidade. Acho isso maravilhoso", comentou. Já o proprietário de uma padaria, José Siqueira Santos, disse que procurou os serviços do órgão para renovar o seu TVL que estava vencido, e afirmou que a ação facilita muito a vida do comerciante.
 
O superintendente da Sucom, Cláudio Silva, fez questão de comparecer ao local para acompanhar o andamento dos trabalhos. Silva destacou que a função do órgão é estar perto da população, e que o projeto vai continuar em ritmo intenso. "É muito importante manter essa iniciativa. O órgão público tem que estar presente nas comunidades. O nosso objetivo é consolidar o Sucom nos Bairros, para que outros órgãos possam fazer a mesma coisa". O gestor ainda declarou que, apesar das dificuldades, é importante dar continuidade a essa prestação de serviços, já que é a chance que as pessoas têm de saírem da informalidade, e consequentemente, beneficiar o cofre municipal com arrecadação de impostos.   
 
Além de viabilizar a regularização fiscal dos estabelecimentos, a Sucom disponibilizou no local uma equipe de agentes da Gerência de Fiscalização e Prevenção à Poluição Sonora (Gefip). Os técnicos percorreram diversas ruas do bairro e distribuíram panfletos contendo informações sobre os malefícios causados à saúde pela emissão sonora abusiva, os procedimentos para a solicitação do alvará de utilização de som e os números de contato para denunciar casos de emissão de altos níveis de ruído.
 
Mais uma vez a ação contou com a participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que atendeu requerentes interessados na adesão ao programa Microempreendedor Individual (MEI).
 
Projeto - Implantado em 2008, o Sucom nos Bairros oferece, de maneira descentralizada, os serviços prestados na sede da Sucom - localizada, desde junho de 2010, na Av. ACM, Edf. Empresarial Thomé de Souza. O projeto já contemplou as seguintes localidades: Ilha de Maré, Santa Cruz, São Caetano, Cabula, Fazenda Coutos, Boca do Rio, Nova Brasília, Liberdade, Pernambués, Cajazeiras VIII, Periperi, Engenho Velho da Federação, Parque São Cristóvão, Bairro da Paz, Ribeira, Uruguai, IAPI, São Marcos, Paripe, Sussuarana, Lobato, San Martin, Alto de Coutos, Plataforma, Mussurunga I, Novo Marotinho, Cajazeiras XI, Valéria, Castelo Branco, Rio Sena, Águas Claras, Pirajá, Calabar, Vale das Pedrinhas e, agora, Vila Mar.