Neste segunda feira foi assim: os rodoviários impediram, entre 4h e 8h da manhã, a saída de ônibus de dez garagens de empresas de transporte urbano e de todas as 11 metropolitanas para realização de assembleia da categoria. "Hoje, não haverá mais paralisação nenhuma, mas amanhã, com certeza, haverá em outras empresas", disse Manoel Machado, presidente do Sindicato dos Rodoviários.
De acordo com Euvaldo Alves, vice-presidente do sindicato, os ônibus começaram a ser liberados a partir de 8h, após assembleias que aconteceram simultaneamente nas garagens das empresas. O Sindicato das Empresas de Transportes diz que a pararalisação é ilegal.
"As assembleias foram feitas para discutir a campanha salarial, já que houve cinco rodadas de negociação e as empresas estão debochando. Não saíram do zero, o patrão só diz não, não, não. Outros movimentos vão ser feitos pela frente até que o patrão coloque números na mesa", disse Euvaldo.
Segundo o tesoureiro do sindicato, Hélio Ferreira, nesta quarta, a categoria fará uma assembleia geral na sede do Sinergia, de 9h às 12h e de 15h às 17h. "Esta será uma semana de manifestações, porque o patronato não ofereceu propostas de reajuste", afirmou Ferreira.