Salvador

PPA DEBATE PROPOSTAS EM CONQUISTA E QUALIFICA MELHOR AS QUESTÕES

VIDE
| 28/04/2011 às 20:17
Representantes públicos e da sociedade civil dos 24 municípios integrantes do Território de Identidade (TI) de Vitória da Conquista debateram hoje (28), com representantes do governo, no colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, em Conquista, propostas de investimento que serão priorizadas nos próximos quatro anos, dentro do Plano Plurianual Participativo 2012/2015.


Foi a 10ª das 26 plenárias que estão sendo realizadas em todos os Territórios de Identidade do Estado desde o dia 5 de abril e que tem como um dos principais propósitos qualificar melhor as sugestões encaminhadas pelos representantes dos segmentos do TI.

"É fundamental compartilhar as políticas públicas. Precisamos trazer propostas de qualidade", disse, na abertura do evento, a coordenadora de Articulação Social da Secretaria de Relações Institucionais, Mary Cláudia.


A busca de uma concepção de propostas, que veja não somente o município, mas o território como um todo, norteou os trabalhos dos sete grupos que se reuniram para debater temas como Saúde, Educação, Inclusão Social, Cadeias e Redes Produtivas, Meio Ambiente e Pecuária, Cultura, Turismo e Ciência Tecnologia e Inovação, entre outros.


A metodologia empregada baseia-se sempre numa proposta lúdica inicial, através de um simples joguinho, no qual se busca mostrar a importância de pensar no macro e não apenas na célula municipal, propósito que muitos trazem de forma natural. Assim, chega-se a fórmula considerada ideal: reflexão, análise e proposição.


No grupo que discutiu Educação, por exemplo, o joguinho inicial conseguiu um relaxamento e sensibilização dos participantes para uma construção de propostas mais amplas. Dentro do tema, foram debatidas Educação Profissional e Profissionalizante, Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, Educação Básica, Educação no Campo e Educação Superior.


Já no Grupo Institucional, que reuniu gestores de maneira geral, as pessoas foram divididas em dois subgrupos e submetidas a uma provocação em que revelavam, através de exibição de cartelas diferenciadas, os pontos que favorecem o desenvolvimento territorial para os 24 municípios do TI e os três nós que dificultam esse desenvolvimento. “A partir daí não foi difícil ampliar e qualificar as propostas”, disse a coordenadora Mary Cláudia.

A plenária final sistematizou as propostas, que serão encaminhadas a Secretaria do Planejamento. Participaram prefeitos, vereadores e secretários de cidades do Território, secretários de Estado, além de representantes da sociedade civil dos municípios. A próxima consulta está marcada para sábado (30), em Mutuípe, Território do Vale do Jequiriçá.