Salvador

JOVENS DE SÃO CAETANO PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE POLUIÇÃO SONORA

Veja
| 25/04/2011 às 17:51
Estudantes assistindo a palestra em São Caetano
Foto: Divulgação
Alertar sobre os malefícios da poluição sonora e transformar os jovens em agentes multiplicadores no combate à utilização abusiva do som. Esses foram os objetivos da palestra ministrada nesta segunda-feira (25) pelos técnicos da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom). A ação educativa contemplou os alunos do ensino médio do Colégio Estadual Professor Edison de Sousa Carneiro, situado na Rua Austricliano de Carvalho, em São Caetano.
 
O subgerente do setor de Fiscalização e Prevenção à Poluição Sonora da Sucom (Gefip), Judielson Castro, explanou para os estudantes sobre os diversos problemas que a emissão abusiva de ruídos pode ocasionar para a saúde, como a perda auditiva e alterações nos batimentos cardíacos. "O interessante é que os alunos entendam que a Sucom não é contra o som, mas sim contra a utilização indevida de fontes sonoras. Percebi que a mensagem foi compreendida nesta interação com eles", avaliou.
 
Para a diretora do centro de ensino, Maribel Costa, todos os órgãos devem seguir esta postura utilizada pela Sucom ao divulgar suas atribuições, pois desta forma fica mais fácil para a população compreender o funcionamento de diversas instituições de interesse público. "Acredito que ações como essa servem para tornar os jovens agentes multiplicadores do tema abordado", sinalizou.
 
Essa é a terceira iniciativa de caráter educativo realizada pela Sucom na unidade de ensino. Nos dias 13 e 14 deste mês foram contemplados os alunos do ensino fundamental do turno vespertino. Novas palestras para as demais séries estão programadas para esta semana.
 
Ações educativas - No ano passado, a Sucom promoveu 40 palestras para públicos variados: estudantes da rede pública de ensino, infratores que tiveram equipamentos sonoros apreendidos, produtores de eventos, técnicos de som de trios elétricos, comerciantes, além de policiais militares (parceiros do órgão nas fiscalizações de combate à poluição sonora). 
 
Para denunciar casos de abuso de som, o cidadão pode ligar para o disque poluição sonora da Sucom: (71) 2201-6660. O atendimento funciona 24h.