Salvador

CAMINHADA DA PAZ E CIDADANIA DO ALTO DAS POMBAS ACONTECE EM 1º DE MAIO

vide
| 19/04/2011 às 07:26

Caminhada da Paz e Cidadania pela Educação, feita pelos moradores do bairro Alto das Pombas (Federação) este ano terá a sua décima edição no dia 1° de maio. Nos anos anteriores a Caminhada vinha acontecendo no dia 21 de abril, mas os organizadores optaram pela mudança de data atendendo a uma reivindicação da comunidade.


O evento começará com a alvorada de fogos às 5h, seguida de celebração de um culto ecumênico na Igreja da Paróquia do Divino Espírito Santo (no Largo do Alto das Pombas) a partir das 6:45h e de café da manhã. A Caminhada terá início às 8:30h e será animada por um grupo musical e acompanhada por grupo de capoeira, baianas e populares, além de carro de som e carro de apoio com duas enfermeiras.


O percurso da 10ª Caminhada: saída do Alto das Pombas, Rua Caetano Moura, Rua Severo Pessoa, Estrada de São Lázaro, Ondina, Rua Sabino Silva, Avenida Centenário, Ladeira do Campo Santo e fim de linha do Alto das Pombas, onde haverá o congraçamento final entre os moradores nos bares e barracas do local.

PROMOVER A PAZ

Para os organizadores do evento, a Caminhada já faz parte do calendário cultural do bairro e ela é importante "principalmente porque consegue congregar as pessoas em torno de um objetivo comum, que é o estímulo às práticas de cidadania através da educação para se alcançar a paz".

"É importante para fortalecer o bom relacionamento entre as pessoas que formam a comunidade e para o alcance de reivindicações que beneficiem a todos, como limpeza pública, posto de saúde, segurança e saneamento", explica Jorge Newton, um dos idealizadores da Caminhada.

Waldemir Assis, da Comissão Organizadora, destaca a oportunidade de marcar uma boa imagem do bairro perante a mídia e as autoridades: "É uma atividade que reúne os moradores num momento de congraçamento e marca de forma positiva a imagem de um bairro onde a maioria é gente de bem, gente que não tem nada a ver com violência e por isso prefere promover a paz".

Jamir Teixeira, também da Comissão Organizadora, faz questão de salientar que, entre os benefícios pretendidos pela Caminhada, estão  atividades comunitárias importantes, como: "promoção de cursos profissionalizantes, reforço escolar para a meninada em turnos opostos aos da escola, eventos culturais, esportivos e palestras educativas abordando, por exemplo, a importância da limpeza urbana, as relações familiares e problemas enfrentados pelos moradores do Alto das Pombas".

A Caminhada do Alto das Pombas contará com o apoio da Transalvador e do Esquadrão Águia, da PM, que cuidam do trânsito, Instituto Iapaz  e Fundação José Silveira.