O Prefeito Luiz Caetano acompanhou a cerimônia de troca de comando do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Camaçari. Na ocasião, o tenente-coronel Demósthenes Luiz de Souza Pereira assumiu o Batalhão, substituindo o tenente-coronel Ivanildo Castro, à frente do 12º BPM desde março de 2009.
Durante a cerimônia, o prefeito parabenizou o ten. cel. Ivanildo Castro pelo brilhante trabalho que desenvolveu, principalmente, por incorporar a tecnologia na segurança pública do Município. Ele aproveitou ainda para dar as boas vindas ao novo comandante.
"Tenho boas referências do tenente-coronel Demósthenes Pereira e espero que ele dê continuidade ao que foi executado, oferecendo mais segurança à população", afirmou o prefeito, ao observar que a inteligência do bandido não deve superar a inteligência da polícia.
Presidida pelo coronel e comandante do Policiamento Regional Metropolitano (CPRMS), representando o comandante geral da PM, Nilton Régis Mascarenhas, a solenidade começou com a execução do hino oficial da Polícia Militar, seguido pela leitura dos decretos de nomeação e exoneração dos comandantes, publicado no Diário Oficial do Estado em 5 de abril deste ano.
Durante o pronunciamento, o tenente-coronel Ivanildo Castro fez um balanço da gestão, agradeceu o apoio do governo municipal e se despediu de Camaçari agradecendo ao efetivo de 256 policiais lotados no 12º BPM, entre eles, os integrantes dos grupamentos da ROTE (Rondas Ostensivas Táticas Especializadas), ROTEM (Rondas Ostensivas Táticas Especializadas em Motocicleta) e ROME (Rondas Ostensivas Monitoradas Eletronicamente).
À frente do 12º Batalhão, o tenente-coronel Demósthenes Pereira, garantiu que pretende dar continuidade aos trabalhos existentes no Município, assim como intensificar a realização de abordagens e blitze. "A nossa intenção é de dar respostas positivas à população", revelou.
BALANÇO
Emocionado, o ex-comandante do 12º BPM, Ivanildo Castro, que agora assume a 40ª CIPM, no bairro Nordeste de Amaralina, em Salvador, fez um balanço da gestão em Camaçari e salientou o apoio da Prefeitura de Camaçari no suporte dado aos trabalhos da PM.
Segundo o ten. cel. Ivanildo Castro, durante os 26 meses de atuação foram realizadas mais de 100 mil operações preventivas, englobando, aproximadamente, 160 prisões em flagrante e 130 apreensões de armas.
Com relação ao tráfico de drogas, Ivanildo Castro revelou que foram apreendidas mais de 7 mil pedras de crack e um montante de drogas avaliado em R$ 300 mil, o que equivale a um prejuízo ao narcotráfico referente a R$ 700 mil.
Além disso, o tenente-coronel Ivanildo Castro destacou as melhorias significativas no patrulhamento, com a implantação da ROME (Rondas Ostensivas Monitoradas Eletronicamente), que possibilitou o monitoramento de mais de 200 pontos de visitas, além de promover maior interatividade entre os policiais. "Camaçari é o único Município do Estado a dispor do projeto piloto, que tem objetivo de utilizar os dados registrados para planejar ações de segurança pública".
NOVO COMANDANTE
O novo comandante do 12º BPM, Demósthenes Luiz de Souza Pereira, é casado e pai de três filhos. Bacharel em direito, graduado pela Faculdade de Caruaru, em Pernambuco, entrou para a Polícia Militar em 1972 e, desde então, vem fazendo carreira na instituição.
Além de ter participado de vários cursos de especialização, o tenente-coronel esteve à frente das 29ª, 107ª, 57ª Companhias de Polícia Militar (CIPM), do Município de Seabra e dos bairros do Uruguai e Sete de Abril, em Salvador, respectivamente.