Salvador

SUCOM PARTICIPA DE AÇÃO INTEGRADA NO ENGENHO VELHO DE BROTAS

Vide
| 14/04/2011 às 22:28
Orgãos da Prefeitura de Salvador no Engenho Velho de Brotas
Foto: Divulgação
Técnicos da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) participaram de uma ação integrada realizada no bairro do Engenho Velho de Brotas na manhã desta quinta-feira (14). A operação foi composta por diversos órgãos da prefeitura - Sesp, Transalvador, Limpurb, Guarda Municipal -, e contou com o apoio da Embasa e da 26ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). A iniciativa foi motivada por uma solicitação do Serviço Integrado de Atendimento Regional (Siga), que em reunião ocorrida no dia 31 de março sinalizou a necessidade da atuação de vários serviços do poder público na região.
 
"Sob a coordenação do prefeito João Henrique, as instituições municipais se uniram em prol do bem-estar da população. É nosso dever servir ao cidadão, buscando resolver os problemas de Salvador, capital em crescimento e que apresenta os mesmos problemas que outras grandes metrópoles", assinalou o superintendente da Sucom, Cláudio Silva.
 
Durante os trabalhos, agentes da Gerência de Fiscalização Urbanística e Segurança da Sucom (Gefis) lavraram seis notificações determinando a regularização de atividades no bairro. Os termos emitidos aos responsáveis por estabelecimentos comerciais também proíbem a ocupação de calçadas por materiais e equipamentos. Além disso, os profissionais do Setor de Apreensão e Demolição da Sucom (Sad) removeram 18 piquetes afixados em logradouro público e duas carcaças de geladeiras. Houve também a apreensão de duas placas com publicidade irregular.                 
 
O administrador do Siga V, Marcelo Castilho, destacou que a Sucom esteve presente todas as vezes em que foi acionada por meio de sua unidade. "A atuação do órgão na comunidade é bastante significativa, pois existem muitos comércios utilizando os passeios, obrigando os pedestres a se arriscarem nas ruas", pontuou. Moradora do bairro há 22 anos, a dona de casa Erondina Oliveira também aprovou a iniciativa da prefeitura. "Uma ação como essa é sempre interessante, pois garante para nós a possibilidade de transitar mais livremente sobre os passeios, evitando acidentes".
 
A operação prossegue amanhã, a partir das 9h. Os trabalhos desenvolvidos mais cedo contemplaram as ruas Professor Aloísio de Carvalho e Laurindo Régis.  
 
Colaboração da Embasa - A convite da Sucom, a Embasa também participou da operação integrada, dando início à parceria pelo combate ao funcionamento de lava jatos sem licença. Durante as vistorias da manhã, foram encontrados alguns espaços utilizados para a lavagem de automóveis, entretanto, no momento da ação fiscal, não havia ninguém trabalhando na localidade. Os técnicos da Embasa identificaram pontos de ligações irregulares de água e procederam à desativação.
 
A parceria entre a Sucom e a Embasa foi firmada na tarde desta quarta-feira (13), numa reunião realizada na sede da Sucom, em que representantes de ambas as entidades começaram a traçar mecanismos para inibir a atividade de lava jatos ilegais espalhados pela cidade. Ao término do encontro, ficou marcada uma nova reunião para a próxima semana, com o objetivo de definir ações e parcerias com outros órgãos.