Salvador

PREFEITURA DE LAURO ADMITE PEQUENOS AJUSTES NO TRÂNSITO EM VILAS

vide
| 13/04/2011 às 20:01
Prefeita Moema pede desarme de espíritos para resolver o problema
Foto: João Raimundo
     A Avenida Luiz Tarquínio Pontes, importante via de Lauro de Freitas que teve o trânsito modificado em dezembro, passando a ter sentido único, receberá pequenos ajustes para dar maior fluidez em trechos que ainda registravam congestionamentos. Algumas dessas medidas foram sugeridas por uma comissão composta por comerciantes que reclamam de quedas nas vendas, moradores da região, estudantes e técnicos da Prefeitura. A primeira alteração, a colocação de duas das sinaleiras em estado de alerta, entrou em funcionamento ontem (terça-feira), com apoio da Polícia Militar, e a avaliação é positiva.


    Entre as sugestões apresentadas pela Comissão em reunião aberta ao público, realizada na segunda-feira, no Vilas Tênis Clube, estão a realização de uma pesquisa de opinião com moradores, comerciantes, usuários da via e consumidores; redução da rotatória da saída principal de Vilas do Atlântico para permitir a passagem de dois carros por vez; o retorno para mão-dupla da rua Leonardo da Silva e avaliação da mesma proposta para outras transversais que ligam a Luiz Tarquínio Pontes a Estrada do Coco; e a realização de campanha publicitária para atrair maior clientela ao comércio de Vilas, Luiz Tarquínio e Centro. Também ficou combinado o estudo de estratégias que possam melhorar o transporte público.


Será marcada outra reunião para no máximo 30 dias e o prazo para tomada de decisão final sobre o futuro da avenida ficou estipulado em 45 dias. O encontro foi marcado por opiniões divergentes sobre a mudança na Luiz Tarquínio Pontes. Para o capitão Orlando Rodrigues, comandante da I Companhia do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual, sediada em Lauro de Freitas, não há possibilidade de o trânsito voltar a ser como era antes. "O município registra 700 emplacamentos por mês e temos uma quantidade muito grande de veículo de outras cidades que circulam aqui. A avenida não suportará mais o trânsito se tornar a ter sentido duplo".


         Já para o comerciante Josué Teles, a única solução é que a Luiz Tarquínio volte a ter mão-dupla. "A prefeita nos aliviou quando disse que a aplicação das medidas propostas tem de ser célere. Com esta postura democrática ela demonstra que quer realmente resolver o problema". A prefeita, Moema Gramacho, pediu que os participantes se "desarmassem" para que o encontro pudesse fluir mesmo com as divergências naturais. "Nós fizemos um processo para resolver o tráfego que não podia continuar como estava. Tem problema? Tem. Então vamos resolver juntos. Tenho interesse em solucionar o mais rápido e da melhor forma possível".