Salvador

PREFEITURA DE ALAGOINHAS INTENSIFICA COMBATE À DENGUE COM 32 CASOS

vide
| 12/04/2011 às 08:21
  
  A atualização dos dados sobre os casos de dengue notificados em Alagoinhas, realizada na última sexta-feira, 08 de abril, pela Secretaria de Saúde de Alagoinhas - SESAU, mostra que a doença está se proliferando com rapidez no município e que mesmo com a intensa campanha que vem sendo realizada é preciso atenção maior por parte da população, não só abrindo suas portas para os agentes de saúde, mas também realizando constantes vistorias em suas residências, principalmente em reservatórios de água, vasos de planta e demais recipientes usados para armazenar água e lixo, principais focos de infestação do mosquito.
  
  Foram notificados até agora 31 casos no município, sendo 25 positivos e 06 descartados. Os casos positivos são provenientes de quatro bairros: Jardim Petrolar, com 20 casos; Centro, com dois casos; Silva Jardim, também com dois e Pirinel, com um caso. Assim, em virtude deste risco iminente de uma epidemia no município, a Vigilância em Saúde - VISAU vai reforçar ainda mais as ações e, no dia 19 deste mês, vai promover uma grande passeata de alerta com ações educativas, percorrendo todo o Centro da cidade. A concentração da passeata acontecerá na Praça Rui Barbosa, a partir das 8h. 
   
 Além desta caminhada, outras já foram realizadas pela SESAU. A última aconteceu no dia 31 de março no Jardim Petrolar, onde a proliferação do mosquito já apontava índices altos, com cinco casos notificados até então. A caminhada percorreu as principais ruas do bairro, levando para a comunidade dicas e instruções de prevenção, através de panfletos informativos e ações educativas e contou com a participação de moradores, estudantes da rede municipal de ensino, de escolas particulares e da Universidade Estadual da Bahia - UNEB, parceira na ação. Depois da caminhada, todos participaram de palestras e atividades recreativas na feira montada nas instalações do Centro Social Urbano. 
   
 A equipe da Vigilância alerta a população que realize a notificação da doença nos postos e hospitais do município. Para detectar a dengue é necessária a realização de exames de sorológicos para isolamento viral, o que garante o diagnostico preciso da doença