Salvador

MULHERES CONCLUEM CURSOS DE PEDREIRAS E PINTORAS DESENVOLVIDO NO CSU

Vide
| 12/04/2011 às 15:23
Mulheres ocupam espaço cada vez maior na construção civil
Foto:
Rompendo preconceitos no mercado de trabalho, dezenove moradoras do bairro Luis Anselmo, em Salvador, concluem nesta terça-feira (12), o Curso de Pedreiras e Pintoras, do projeto Profissão Mulher, desenvolvido no Centro Social Urbano (CSU). Com este curso, elas estarão capacitadas para disputar vagas com os homens na área da construção civil. A cerimônia de encerramento acontecerá a partir das 10h, no salão de atividades do CSU.
O projeto Profissão Mulher é fruto de uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) com o Instituto para um Mundo Melhor (Imel), o Instituto Afrânio Affonso Ferreira (IAAF) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). No programa do curso de Pedreiras e Pintoras, que dura cerca de três meses, estão aulas de formação humana e cidadã, capacitação técnica e estágio. As práticas foram feitas sob a orientação de um mestre de obras e supervisionadas por um engenheiro responsável. No CSU Major Cosme de Farias  foram as próprias alunas que realizaram, durante o estágio, o trabalho de recuperação do Centro, com reparos, pinturas e revestimento cerâmico do espaço.
          O secretário Carlos Brasileiro, da Sedes, destacou que, além de possibilitar a entrada no mercado de trabalho, iniciativas como esta resgatam o papel social, econômico e político das mulheres e ajudam a construir uma sociedade mais justa e igualitária. "E este é o momento de prepará-las para ocuparem um novo espaço, já que a cada dia aumenta mais a demanda de mão de obra qualificada nesta área", salienta.
           Com o sucesso do projeto, a procura pelo curso em vários bairros tem aumentado e a expectativa é de que se formem mais turmas que atuarão em outros centros sociais urbanos de Salvador.