Uma quadrilha especializada em roubo de caixas eletrônicos foi desarticulada, neste fim de semana, em Salvador, logo após o arrombamento do cofre de um supermercado no bairro de Stella Maris, e apresentada à imprensa na manhã desta segunda-feira (11), no auditório do edifício-sede da Polícia Civil, na Piedade, pelo delegado-geral adjunto, Bernardino Brito Filho, e pelo coordenador da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Feira de Santana), delegado Fábio Lordello, durante entrevista coletiva.
Procedente de Cuiabá, no Mato Grosso, o grupo mantinha esconderijos na capital baiana e também em Feira, onde, há cerca de dois meses, a 1ª Coorpin passou a investigá-lo. Miguel Pereira dos Santos, Sérgio Meneguel, Amélia Marta da Silva e Joanita Aline Amador dos Santos foram presos, na madrugada de sexta-feira (8), num condomínio fechado em Stella Maris, com R$ 8 mil subtraídos do cofre daquele estabelecimento comercial.
Integrantes da 1ª Coorpin e da Coordenadoria de Operações Especiais apreenderam ainda dois revólveres, calibre 38, municiados, diversos documentos falsificados, três maçaricos, três cilindros de oxigênio, um botijão de gás, uma furadeira industrial e outras ferramentas usadas para arrombamento de cofres e caixas eletrônicos.
Um veículo Honda, modelo Civic, e um Toyota, modelo Corola, um macaco hidráulico, celulares e quatro radiocomunicadores também estavam em poder do grupo, cujos componentes de prenomes André e Marcelo estão sendo procurados. Os policiais apreenderam um mapa, discriminando várias cidades baianas - Nova Fátima, Tucano, Alagoinhas e Cardeal da Silva - onde os bandidos podem ter atuado ou planejavam agir.
As equipes da 1ª Coorpin e da COE localizaram num imóvel no bairro Jardim Cruzeiro, em Feira de Santana, mais dois carros - um Tucsson e um Astra - vasta munição de calibre 38, além de certa quantia em dinheiro com várias cédulas chamuscadas, demonstrando que elas foram subtraídas de algum cofre ou caixa eletrônico, violados com maçarico.
Monitoramento
Segundo o delegado Fábio Lordello, o monitoramento da quadrilha começou na sexta-feira, em Feira de Santana, quando o casal Sérgio e Amélia deixou o município para se encontrar com Miguel e Joanita, no bairro de Stella Maris, em Salvador. Ali, os dois casais, acompanhados dos cúmplices André e Marcelo, foram até um supermercado e, após renderem o vigilante, tentaram, sem sucesso (o maçarico apresentou defeito), arrombar os caixas eletrônicos.
O grupo conseguiu apenas levar o dinheiro do cofre e, ao retornar à casa ocupada por Miguel e Joanita, acabou sendo surpreendido pela Polícia. Sérgio e Miguel tinham mandados de prisão preventiva em aberto, por prática de roubo e receptação. Amélia e Joanita foram autuados em flagrante por falsificação de documento público e roubo e Sérgio por posse ilegal de munição.