Veja
Carlos Alberto e a professora Agatha entre os doadores
Foto: Divulgação
A Secretaria de Saúde de Itacaré, em parceria com o Rotary Clube local e a Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, realiza no sábado, 9, das 8 às 16:00 horas, no distrito de Taboquinhas, mais uma campanha para incentivar a doação de sangue. O posto de coleta será instalado no centro administrativo da localidade.
Os organizadores esperam o mesmo sucesso da campanha realizada no sábado, dia 2, no centro de Itacaré, quando cerca de 100 pessoas compareceram ao posto de coleta montado no Colégio Aurelino Leal. Entre os que doaram sangue pela primeira vez estava o ajudante de pedreiro Carlos Alberto de Oliveira.
Ele afirmou que sentiu vontade de doar por saber que pode ajudar a salvar uma vida. "Nunca se sabe. Com esse ato, posso até está ajudando um parente meu que precisa de transfusão. A partir de hoje, eu serei um doador. Sei que não vou perder nada com isso", disse Carlos Alberto.
Conscientes
Quem também não perdeu tempo e cumpriu o ato de solidariedade foi o segurança Rubens Máximo. "Tenho consciência da importância de ser um doador. Por isso, participo de todas as campanhas. Todas que tiver, eu vou. Quando morei em São Paulo doava sempre. Mas aqui, em Itacaré, só quando fazem esse tipo de campanha".
A professora Agatha Maria Gomes Reis disse que se sente importante sabendo que está ajudando alguém. Ela contou que sempre teve o espírito de solidariedade, principalmente quando se trata de saúde. "Sabemos que o estoque de sangue da Santa Casa de Misericórdia não é suficiente para atender a demanda. Por isso, é importante essa coleta nos municípios vizinhos".
De acordo com o Ministério da Saúde, são feitas mais de cinco milhões de transfusões por ano no Brasil. O procedimento é necessário em cirurgias de grande porte, como as pontes de safena. Ele também é usado em vítimas de acidentes, principalmente os automobilísticos graves, além daqueles pacientes que se submetem à quimioterapia e hemodiálise.