Salvador

INTEGRANTES DO MOVIMENTO LUTA PELA TERRA PROTESTAM NA GOVERNADORIA

vide
| 06/04/2011 às 15:15
Cerca de 800 integrantes do Movimento de Luta pela Terra (MLT) se concentraram na manhã desta quarta-feira, 6, em frente à Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O movimento começou nesta quarta-feira, 5, quando 1.600 integrantes do movimento ocuparam a sede do Incra, em Sussuarana, reclamando a liberação de mais recursos para a reforma agrária, além de ampliação do programa de assistência técnica de assentamentos.

Nesta manhã, parte dos manifestantes se dirigiu à sede da Governadoria, a fim de manter um acordo com o governador Jaques Wagner, enquanto a outra parte permaneceu ocupando o Incra. De acordo com Aldenis Meira, coordenador do MLT, o acordo feito no ano passado, com relação à habitação, melhorias nas estradas e assistência técnica não foi cumprido.

"Estamos aqui aguardando o governador e ainda não recebemos nenhum sinal de que ele vai nos atender. Há alguns secretários aqui querendo falar com a gente, mas nós queremos falar com o governador, já que eles não cumpriram o acordo do ano passado", afirmou Maira, que tem reunião marcada com a diretoria do Incra ainda hoje.

Ainda de acordo com Meira, as reivindicações passam também pela criação de uma secretaria específica para a agricultura familiar. "Somos mais de 700 mil famílias trabalhando com agricultura familiar em todo o estado e, no total, menos de 150 mil recebem assistência técnica. Secretarias especializadas já existem em outros estados e a Bahia é um dos poucos estados onde isso ainda não foi criado", disse.

A reportagem do A Tarde On Line tentou entrar em contato com a assessoria de comunicação do governador Jaques Wagner, mas não obteve êxito. (A Tarde)