Veja
Nos dias 14 e 15 de Abril, a diretoria do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado da Bahia (ASBAC Sindicato) visita a Coordenadoria Regional de Polícia Técnica (CRPT) de Itaberaba. A diretoria já esteve em Jequié, Conquista e Itapetinga. Segundo Eleusa Santana, presidente da ASBAC Sindicato, as viagens têm como objetivos aproximar a entidade dos peritos, verificar as condições de trabalho dos profissionais e buscar as alternativas possíveis para a melhoria da prestação dos serviços nas diversas regionais do estado.
A diretoria estará em Barreiras nos dias 27 e 28 de abril. No final do mês de Março, a ASBAC Sindicato realizou um grande encontro em Vitória da Conquista e constatou uma série de deficiências. Eleusa afirma que o prédio está abandonado, sem lâmpadas, não dispõe de segurança, o mobiliário é inadequado para as necessidades e não há local de descanso para os peritos. "Além disso, existem rachaduras e vazamentos no prédio da CRPT e um mau cheiro que exala da sala de necropsia, em razão da inexistência de exaustores", afirma a presidente, acrescentando "que as condições precárias comprometem o trabalho dos peritos".
Em Itapetinga, a situação também é grave. A CRPT funciona em três pequenas salas cedidas pela Policia Civil, localizadas próximas à carceragem, sem equipamentos de proteção individual e sem rampa para a vistoria de veículos. Itapetinga não possui IML e as necropsias são realizadas em Vitória da Conquista, a 100 km de distância.