Salvador

SUCOM NOS BAIRROS BENEFICA 21 PEQUENOS EMPRSÁRIOS DO CALABAR

vide
| 02/04/2011 às 19:02
Neste sábado (02), a comunidade do Calabar foi beneficiada com a 36a edição do projeto Sucom nos Bairros. Para entender o alcance da iniciativa, foram abertos 27 processos: 21 para adquirir o Termo de Viabilidade de Localização (TVL - pré-licenciamento de empresas), sendo que desses, 16 requerentes já puderam sair com o documento em mãos.


O atendimento no Centro Municipal de Educação Infantil do Calabar, situado na Rua Maria Pinho, aconteceu entre 9 e 15h, contando com o reforço da Ouvidoria Geral do Município (OGM), da Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Este último já é parceiro da iniciativa e atende requerentes que podem ser enquadrados no perfil de Micro Empreendedor Individual (MEI).


Moradora da comunidade há quase 40 anos, Joana de Jesus Santana foi uma das atendidas que receberam orientações da Sucom e do Sebrae. Para ela, o importante foi dar os primeiros passos para concretizar um antigo plano. "Tenho hoje um comércio desativado, mas meu maior sonho é ajudar as pessoas através da costura. Não quero ser apenas a costureira, quero um dia ser a professora de costura, com um estabelecimento próprio para isso", revelou.


Já o comerciante José Raimundo de Sousa, morador da região, aproveitou a oportunidade para renovar o TVL do seu armarinho, localizado no Alto das Pombas. Ele fez questão de mostrar os documentos que mantém sempre atualizados e sanar a pendência junto à prefeitura o mais rápido possível. "É importante para todo o bairro e bom pra os comerciantes, porque resolve tudo o que é necessário para gente", afirmou.


Novas perspectivas - Como já demonstra a fala do comerciante, a ação envolveu todo o bairro, mexendo com a rotina da comunidade neste sábado. Enquanto os atendimentos eram prestados na escola, equipes do projeto Casa Segura e da Gerência de Fiscalização e Prevenção à Poluição Sonora (Gefip) percorriam o Calabar. Pelas ruas estreitas, escadarias e ladeiras, foram muitos os moradores que receberam orientação sobre o volume do som nas casas e bares e também dicas de como resolver problemas nas estruturas das moradias e nas obras, que se multiplicam no local. O objetivo dessas equipes era o de solucionar questões práticas, apontar melhorias simples que vão oferecer mais segurança e qualidade de vida à população.


"É a retomada da cidadania para essa comunidade. O início de uma caminhada para que os moradores voltem a se orgulhar quando dizem que moram no Calabar", finalizou Cláudio Silva, que acompanhou as ações no bairro. A realização do projeto da Sucom consolida o trabalho da prefeitura na localidade que, desde a ultima terça-feira (29), passa por uma grande operação que envolve os poderes públicos do município e do estado para combater a criminalidade através da instalação de uma Base Comunitária de Segurança (BCS).